Audi Sport Quattro, Lancia Stratos, Toyota Celica Twin Cam Turbo ou Toyota Corolla WRC, entre tantos outros, voltam a marcar encontro, entre 03 e 05 de junho, num dos maiores Rally-Legends europeus, que há muito se transformou também num dos mais apreciados espetáculos de desportos motorizados, em Portugal. Este ano, a RallySpirit Altice regressa a Barcelos, mas também irá passar pelos centros de Famalicão e Amares, com mais de 100 equipas, 30% delas estrangeiras.
Em comunicado enviado às redações, a organização classifica a prova como já “incontornável no panorama dos principais Rally-Legends europeus”. Inserida no calendário do Slowly Sideways Europe, o RallySpirit Altice volta a reunir, este ano, “alguns dos mais fantásticos e emblemáticos carros de ralis de todas as gerações, em ambiente de descontração e festa, mas onde o capítulo desportivo não é relegado para segundo plano”.
A sétima edição da prova volta a ser uma oportunidade para ver “modelos icónicos que marcaram a história da disciplina desde os anos 70 até aos dias de hoje, num saudável conflito de gerações”.
Entre as máquinas que prometem arrancar mais admiração, destaque para modelos originais, como o Opel Ascona 400 (ex-Walter Röhrl), o Toyota Celica Twin Cam (ex-TTE, Lars Erik Torph), o Toyota Corolla WRC (ex-Didier Auriol e ex-Pedro Matos Chaves), o Subaru Impreza 555 (ex-Colin McRae), ou o Lancia Delta Integrale (ex-Juha Kankkunen). Mas outros, como dois Audi Sport Quattro E2 (expoente máximo da reconhecida geração de ouro dos ralis da década de 80), dois Lancia Stratos (verdadeiro ex-libris dos ralis dos anos 70) ou ainda modelos como o Alpine-Renault A110, Porsche 911, Nissan 240 RS, Talbot Sunbeam Lotus, Ford Escort RS ou BMW M3, também prometem animar a edição deste ano da prova.
A maior edição de sempre
Com organização da X-Racing, em parceria com o Clube Automóvel de Santo Tirso, o RallySpirit Altice conta com 112,62 km de provas especiais (ficando alinhado com as restantes provas do Slowly Sideways Europe), divididas em 10 classificativas disputadas ao cronómetro e duas “Boucles” (em Barcelos e Gaia), que privilegiarão o espetáculo em detrimento do fator competitivo, com várias equipas em perseguição no mesmo troço.
O RallySpirit Altice 2022, disputar-se-á, assim, ao longo de três dias, apresentando a inclusão de três espetaculares novas classificativas – Barcelos Norte, Vila Verde e Amares -, que, pela sua exigência técnica, prometem seletividade entre as equipas mais rápidas.
Das edições anteriores, mantêm-se as classificativas Barcelos Oeste (ex-Laúndos), Barcelos Sul (ex-Barcelos) e Santo Tirso (ex-Assunção), num esquema competitivo diversificado e que agradará tanto a equipas como ao público.
Fora dos troços, os muitos espectadores que são esperados também poderão viver as emoções do evento no centro de Barcelos (Campo da Feira), na Marginal de Vila Nova de Gaia, no Jardim das Sobreiras – Foz, no Porto, bem como no centro de Famalicão, Santo Tirso e Amares.
Pedro Ortigão, responsável da X Racing, a entidade promotora do evento, sublinha: “Estamos muito motivados por colocar na estrada mais uma edição do RallySpirit Altice. Trata-se de uma edição renovada, que, além de consolidar o apoio das habituais câmaras municipais, confirma a entrada de quatro novas, que atestam a validade do projeto. Este ano, a prova será mais longa, de forma a ir de encontro aos restantes Rally-Legends do Slowly Sideways Europe e com o objetivo de reforçar o seu estatuto também no panorama internacional. Por isso, estamos orgulhosos do caminho que temos vindo a traçar e muito confiantes no futuro. Mas quero deixar um agradecimento especial aos participantes, público e patrocinadores, pois sem eles esta grande festa dos ralis seria impossível de realizar.”
As emoções da edição 2022 do RallySpirit Altice arrancam no próximo dia 02 de junho.