Carros do futuro vão ser testados em Guimarães, Braga, Famalicão e Viana

Pode utilizar com recurso a uma ‘app’
Foto: CM Guimarães

A cidade de Guimarães vai ser palco para a apresentação do protótipo BEN, um veículo elétrico fabricado em Portugal que funcionará em oito cidades do país através de aplicação móvel, à semelhança do que já acontece com bicicletas e trotinetas.

Em comunicado, a Câmara de Guimarães refere que este veículo está incluído na apresentação da “próxima geração de soluções de mobilidade sustentável”, apontado o mesmo como “um veículo leve, conectado e com zero-emissões, desenvolvido em parceria com a Salvador Caetano”.

O “Ben” será mostrado ao público esta segunda-feira, durante um encontro do Conselho de Cidades da Agenda Be.Neutral, presidido por António Cunha, presidente da CCDR-Norte.

Ainda de acordo com a autarquia, o BEN, que poderá ser reservado através de uma app e possui conectividade total graças à rede 5G, será testado em todas as cidades da rede Be.Neutral, onde estão incluídas Guimarães, Braga, Viana do Castelo e Famalicão.

“Além disso, serão revelados novos autocarros desenhados para serviços urbanos on-demand, reforçando a transição para modos de transporte mais ecológicos”, salienta a autarquia.

“Todos esses veículos estarão integrados na plataforma AYR, desenvolvida pelo CEiiA, que quantifica e valoriza as emissões de carbono evitadas, gerando ativos ambientais que poderão ser transacionados”, explica a mesma nota.

O encontro surge a propósito do Demo Day Be.Neutral e inclui oito cidades do Norte do país: Guimarães, Braga, Famalicão, Viana do Castelo, no Minho, e Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Oliveira de Azeméis.

Domingos Bragança, presidente da Câmara, diz que “Guimarães orgulha-se em estar na vanguarda da inovação sustentável”.

“Este encontro reforça a nossa missão de liderar a transição para a neutralidade carbónica, envolvendo as comunidades e criando soluções que são exemplo para o país e para a Europa”, considerou.

Com um investimento de 220 milhões de euros, 80% dos quais financiados pelo PRR, a Agenda Be.Neutral intende criar um cluster industrial sustentável, gerando 700 milhões de euros em riqueza e 2200 empregos.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x