Arquivo

Carros, casas, garagens e lojas. Nada escapa à ação dos larápios em Braga

Pastelaria em Ferreiros assaltada duas vezes em poucos dias
Carros, casas, garagens e lojas. Nada escapa à ação dos larápios em braga

Comerciantes, autarcas e movimentos cívicos da cidade de Braga têm denunciado situações de assaltos nos últimos meses que muitas vezes saem impunes, contribuindo para o aumento da sensação de insegurança da população. Alguns estabelecimentos, como foi o caso de uma pastelaria na Rua do Cruzeiro, em Ferreiros, foram assaltadas duas vezes este mês, com diferença de poucos dias.

O crime na cidade de Braga não é novo e o facto de acontecer não significa que tenha registado um aumento significativo, mas o número de ocorrências diversificadas e o aumento de queixas de entidades civis e populares tem atraído a atenção.

Ferreiros tem sido uma das freguesias mais fustigadas no último mês, com comércios de ruas importantes a serem varridos por assaltos. Pastelarias, cabeleireiros, restaurantes ou talhos foram visitados por amigos dos alheio, muitas vezes em tentativas onde apenas resulta o dano material que causam na tentativa de arrombar. Alguns dos comerciantes já nem fazem queixa, sobretudo quando é apenas uma tentativa, pois fica mais caro do que simplesmente mandar reparar o estrago.

Noutros casos, no entanto, os ladrões, muitos deles já conhecidos da polícia, dos tribunais e da própria cadeia, executam os assaltos e roubam dinheiro, artigos, equipamentos eletrónicos e de tudo o um pouco que consigam colocar a mão durante os breves segundos/minutos em que perpetuam o ato lesivo para os proprietários.

Na Rua Edgardo Sá Malheiro, em Ferreiros, os comerciantes estão revoltados e publicaram, através das redes sociais, um alerta para aquilo que consideram ser um aumento da criminalidade na zona. Falaram com O MINHO e sentem-se também impotentes perante o que dizer ser falta de patrulhamento na área, pedindo mais atenção à polícia.

Para além das lojas, também garagens e habitações são alvo frequente dos larápios. Em São Vicente, outra freguesia da cidade, há registo de mais dois assaltos a habitações na última semana, uma no Bairro das Fontaínhas e outra na Rua José Afonso. As situações foram denunciadas pela plataforma cívica “Amigos de São Vicente”.

“Alertamos que deverão trancar sempre as portas da vossa habitação . Não abrir a porta a estranhos . E alertar as autoridades sempre que virem movimentações suspeitas”, escreve a plataforma nas redes sociais.

Em termos de carros, fonte da PSP adiantou a O MINHO que o registo tem diminuído no último mês, mas após uma breve pesquisa em grupos de carros roubados (e até em comunicações e pedidos de leitores do nosso jornal que dão conta do furto automóvel), é possível que a cidade de Braga continua a ser um alvo apetecível para os ladrões.

O MINHO tentou obter uma reação oficial do Comando da PSP em Braga, mas sem sucesso até ao momento.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Ps de braga critica atraso nas obras do nó de infias

PS de Braga critica atraso nas obras do Nó de Infias

Próximo Artigo
Jovem detido em vizela dava choques elétricos aos irmãos mudos com 'taser'

Jovem detido em Vizela dava choques elétricos aos irmãos mudos com 'taser'

Artigos Relacionados