Seguir o O MINHO

Braga

Carolina Costa apurada para as finais do Campeonato do Mundo de Dança, vai dançar em casa

Em 2018, então com 11 anos, a bailarina conquistou quatro medalhas de ouro e uma de prata, no Dance World Cup, em Barcelona

em

Foto: enviada a O MINHO

O jovem bailarina Carolina Costa, de 12 anos, conseguiu este fim-de-semana o apuramento para as finais do Dance World Cup, que este ano se disputa em Braga, no Altice FORUM.

A talentosa bracarense, que, entre inúmeras conquistas, já recebeu dois votos de louvor da Assembleia da República, em menos de um ano, conseguiu um lugar nas finais em todas as categorias que concorreu, durante o apuramento, que decorreu na Figueira da Foz, distrito de Coimbra.

14 Coreografias Apuradas para a final em Braga

Solo de Ballet Livre – Cupido – Medalha de Ouro 🥇
Solo de Ballet Repertório – Odalisca – 4 lugar
Solo Moderno – All is full of Love – 4 Lugar
Solo Contemporâneo – 100Eyes – Medalha de Prata 🥈
Trio de Jazz – De-lovely, De-licious, De-lightful – Medalha de Ouro 🥇
Quarteto Ballet – Amigas Esmeralda – Medalha de Ouro 🥇
Grupo Ballet – Amigos Copelia – Medalha de Prata 🥈
Pas de Deux – Flames of Paris – Medalha de Ouro 🥇
Quarteto – Dança Espanhola Lago dos Cisnes – Medalha de Prata 🥈
Grupo Ballet – Fairy Doll – Medalha de Ouro 🥇
Grupo Ballet – Suite La Bayadere – Medalha de Bronze 🥉
Grupo Dança Nacional – Abkazian Dance – 4 Lugar
Grupo Dança Nacional – Dança Russa – Medalha de Bronze 🥉
Grupo Moderno – Um Rapaz Apaixonado – Medalha de Ouro 🥇

6 Medalhas de Ouro 🥇
3 Medalhas de Prata 🥈
2 Medalhas de Bronze 🥉
3 Quartos Lugar

A final do Dance World Cup realiza-se anualmente numa localização e país diferente. Em 2019, Braga sucede a Sitges, Barcelona (Espanha), Offenburg (Alemanha), Bucareste (Roménia), Jersey (Estados Unidos da América), Paris (França) e Sardenha (Itália), que também já receberam o evento.

Carolina Costa com John Grimshaw, Presidente do Dance World Cup. Foto: enviada a O MINHO

Numa primeira fase, a competição realiza-se localmente através de semifinais com cerca de 20 mil crianças e jovens bailarinos. Os vencedores classificam-se para a grande final.

O Dance World Cup destaca-se por reunir num só evento quase todas as modalidades da dança. Do ballet clássico, contemporâneo, hip-hop, street dance, acro dance, jazz, sapateado, comercial, folclore nacional e pela primeira vez em 2019 irá ter danças de salão.

Braga recebe finais do Campeonato do Mundo de Dança em 2019: “Maior que os Jogos Olímpicos de Inverno!”

O evento envolve maus pessoas do que os Jogos Olímpicos de Inverno, segundo indicou a O MINHO Ricardo Costa, pai da bailarina e conhecido empresário, quando foi anunciada a atribuição da organização a Braga.

“Serão mais de 6.500 bailarinos (cerca de 15.000 pessoas no total incluindo professores, familiares e organização), de 48 países a competir durante 10 dias”, disse.

Foto: Divulgação

Entre 28 de junho e 06 de julho, Carolina Costa irá, então, dançar em casa.

Anúncio

Braga

Vladislav Delay e Mão Morta “Redux” entre destaques do gnration, em Braga, até março

Espetáculos

em

Foto: Divulgação / Arquivo

A programação do primeiro trimestre de 2020 no espaço gnration, em Braga, vai contar com nomes como Vladislav Delay, Jana Winderen e Peter Burr, para além de um cine-concerto dos Mão Morta, em formato “Redux”.

Em comunicado hoje divulgado, o gnration anunciou que 2020 começa com a “prata da casa”, que se traduz na atuação dos bracarenses Mão Morta, no dia 17 de janeiro, a fazer a banda sonora de “A Casa na Praça Trubnaia”, de Boris Barnet, em formato reduzido com Adolfo Luxúria Canibal, António Rafael e Miguel Pedro.

Também hoje, o gnration anunciou que a argentina Juana Molina vai dar um concerto em Braga, no dia 09 de abril.

No dia 25 do primeiro mês de 2020, a sala de Braga acolhe a artista norueguesa Jana Winderen, reservando-se “o destaque maior do programa” para o finlandês Sasu Ripatti, mais conhecido por Vladislav Delay, que vai atuar em quinteto com Lucio Capece (saxofone), Derek Shirley (contrabaixo), Max Loderbauer (sintetizador Buchla) e Maria Bertel (trombone).

Ao longo do primeiro trimestre, o gnration vai ainda receber The Legendary Tigerman (14 de fevereiro), Gabriel Ferrandini com o pianista alemão Alexander von Schlippenbach (06 de março), Jerusalem in My Heart e Lucrecia Dalt (14 de março), entre outros.

Em 29 de fevereiro, o ciclo de performance audiovisual Binário apresenta a performance “Membrane”, de Push 1 Stop & Wikilow, enquanto Marcel Weber “dará a conhecer uma nova instalação audiovisual resultante de residência artística no âmbito do programa Scale Travels, projeto que alia arte e nanotecnologia, desenvolvido em colaboração com o Laboratório Ibérico Internacional da Nanotecnologia”

Neste âmbito, o artista Peter Burr vai expor “Mode Confusion”, entre 17 de janeiro e 18 de abril.

Continuar a ler

Braga

Mulheres terão furtado mais de 2 mil euros em perfumes, em Braga

Uma foi detida, três fugiram

em

Foto: Ilustrativa / DR

Uma mulher de 31 anos foi detida, numa loja em Braga, este domingo, depois de ter passado na caixa registadora com diversos perfumes, no valor de 547,50 euros, sem que os tivesse pago, anunciou hoje a Polícia de Segurança Pública (PSP).

Segundo a fonte, a detida encontrava-se na companhia de mais três suspeitas, que se colocaram em fuga. “Nessa altura, deixaram cair dois perfumes, no valor de 196,65 euros, tendo furtado mais perfumes, no valor de 1296,40 euros”, adianta a PSP.

No total, existem indícios de que as mesmas terão furtado produtos num valor superior a dois mil euros.

A mulher foi notificada para comparecer nos Serviços do Ministério Público junto do Tribunal Judicial da Comarca de Braga.

Continuar a ler

Braga

Em Garfe, na Póvoa de Lanhoso, em cada lugar há um presépio

Exposição de coleção particular, com 2.577 presépios, é outra atração. Selecionador nacional de futebol, Fernando Santos, será um dos visitantes da 18.ª edição

em

Foto: Divulgação / CM Póvoa de Lanhoso (2017)

“Quadros alusivos à história da região e da vida campestre, em comunhão com o espírito festivo”. As gentes de Garfe, no concelho de Póvoa de Lanhoso, voltam, este ano, a apresentar cerca de duas dezenas de presépios, espalhados pelos vários lugares da aldeia e elaborados pelos respetivos moradores.

No calendário da iniciativa, que vai na sua 18.ª edição, é também destaque a exposição com os 2.577 presépios da coleção particular do padre Luís Fernandes Peixoto, cuja abertura está marcada para o próximo domingo, 15 de dezembro.

Nesse mesmo dia, o programa de “Garfe, Aldeia dos Presépios”, que inclui a celebração de eucaristias junto de alguns dos presépios, irá receber a visita do selecionador nacional de futebol. Fernando Santos irá marcar presença na missa.

Nos domingos seguintes, destaque para A tarde de Fado, com Ana Gomes e João Pedro Aves (22 de dezembro), a atuação da Tuna Académica Estudantina de Braga (29 de dezembro) e o Encontro de Reis (05 de janeiro), que terão lugar na Igreja Paroquial de Garfe.

“Garfe, Aldeias dos Presépios” está integrada no programa “Póvoa de Natal 2019”, apresentado na semana passada, que inclui, ainda, a “Aldeia de Natal”, no Diverlanhoso, entre outras iniciativas.

Continuar a ler

Populares