Braga
Carolina Costa apurada para as finais do Campeonato do Mundo de Dança, vai dançar em casa
Em 2018, então com 11 anos, a bailarina conquistou quatro medalhas de ouro e uma de prata, no Dance World Cup, em Barcelona
em

O jovem bailarina Carolina Costa, de 12 anos, conseguiu este fim-de-semana o apuramento para as finais do Dance World Cup, que este ano se disputa em Braga, no Altice FORUM.
A talentosa bracarense, que, entre inúmeras conquistas, já recebeu dois votos de louvor da Assembleia da República, em menos de um ano, conseguiu um lugar nas finais em todas as categorias que concorreu, durante o apuramento, que decorreu na Figueira da Foz, distrito de Coimbra.
14 Coreografias Apuradas para a final em Braga
Solo de Ballet Livre – Cupido – Medalha de Ouro
Solo de Ballet Repertório – Odalisca – 4 lugar
Solo Moderno – All is full of Love – 4 Lugar
Solo Contemporâneo – 100Eyes – Medalha de Prata
Trio de Jazz – De-lovely, De-licious, De-lightful – Medalha de Ouro
Quarteto Ballet – Amigas Esmeralda – Medalha de Ouro
Grupo Ballet – Amigos Copelia – Medalha de Prata
Pas de Deux – Flames of Paris – Medalha de Ouro
Quarteto – Dança Espanhola Lago dos Cisnes – Medalha de Prata
Grupo Ballet – Fairy Doll – Medalha de Ouro
Grupo Ballet – Suite La Bayadere – Medalha de Bronze
Grupo Dança Nacional – Abkazian Dance – 4 Lugar
Grupo Dança Nacional – Dança Russa – Medalha de Bronze
Grupo Moderno – Um Rapaz Apaixonado – Medalha de Ouro
6 Medalhas de Ouro
3 Medalhas de Prata
2 Medalhas de Bronze
3 Quartos Lugar
A final do Dance World Cup realiza-se anualmente numa localização e país diferente. Em 2019, Braga sucede a Sitges, Barcelona (Espanha), Offenburg (Alemanha), Bucareste (Roménia), Jersey (Estados Unidos da América), Paris (França) e Sardenha (Itália), que também já receberam o evento.

Carolina Costa com John Grimshaw, Presidente do Dance World Cup. Foto: enviada a O MINHO
Numa primeira fase, a competição realiza-se localmente através de semifinais com cerca de 20 mil crianças e jovens bailarinos. Os vencedores classificam-se para a grande final.
O Dance World Cup destaca-se por reunir num só evento quase todas as modalidades da dança. Do ballet clássico, contemporâneo, hip-hop, street dance, acro dance, jazz, sapateado, comercial, folclore nacional e pela primeira vez em 2019 irá ter danças de salão.
O evento envolve maus pessoas do que os Jogos Olímpicos de Inverno, segundo indicou a O MINHO Ricardo Costa, pai da bailarina e conhecido empresário, quando foi anunciada a atribuição da organização a Braga.
“Serão mais de 6.500 bailarinos (cerca de 15.000 pessoas no total incluindo professores, familiares e organização), de 48 países a competir durante 10 dias”, disse.

Foto: Divulgação
Entre 28 de junho e 06 de julho, Carolina Costa irá, então, dançar em casa.
Leia Também
Governo lança em 2020 campanha de sensibilização que visa a informação séria
Sorteio: ABC de Braga recebe Benfica na Taça de Portugal
FPF distribui 4,3 milhões de fundo da UEFA por clubes da I e II Ligas
Alto Minho recomenda ao Governo manutenção de financiamento à Bienal de Cerveira
Vladislav Delay e Mão Morta “Redux” entre destaques do gnration, em Braga, até março
Mulheres terão furtado mais de 2 mil euros em perfumes, em Braga
Aqui chegado…
...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.
Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.
Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.
Braga
Vladislav Delay e Mão Morta “Redux” entre destaques do gnration, em Braga, até março
Espetáculos
em

A programação do primeiro trimestre de 2020 no espaço gnration, em Braga, vai contar com nomes como Vladislav Delay, Jana Winderen e Peter Burr, para além de um cine-concerto dos Mão Morta, em formato “Redux”.
Em comunicado hoje divulgado, o gnration anunciou que 2020 começa com a “prata da casa”, que se traduz na atuação dos bracarenses Mão Morta, no dia 17 de janeiro, a fazer a banda sonora de “A Casa na Praça Trubnaia”, de Boris Barnet, em formato reduzido com Adolfo Luxúria Canibal, António Rafael e Miguel Pedro.
Também hoje, o gnration anunciou que a argentina Juana Molina vai dar um concerto em Braga, no dia 09 de abril.
No dia 25 do primeiro mês de 2020, a sala de Braga acolhe a artista norueguesa Jana Winderen, reservando-se “o destaque maior do programa” para o finlandês Sasu Ripatti, mais conhecido por Vladislav Delay, que vai atuar em quinteto com Lucio Capece (saxofone), Derek Shirley (contrabaixo), Max Loderbauer (sintetizador Buchla) e Maria Bertel (trombone).
Ao longo do primeiro trimestre, o gnration vai ainda receber The Legendary Tigerman (14 de fevereiro), Gabriel Ferrandini com o pianista alemão Alexander von Schlippenbach (06 de março), Jerusalem in My Heart e Lucrecia Dalt (14 de março), entre outros.
Em 29 de fevereiro, o ciclo de performance audiovisual Binário apresenta a performance “Membrane”, de Push 1 Stop & Wikilow, enquanto Marcel Weber “dará a conhecer uma nova instalação audiovisual resultante de residência artística no âmbito do programa Scale Travels, projeto que alia arte e nanotecnologia, desenvolvido em colaboração com o Laboratório Ibérico Internacional da Nanotecnologia”
Neste âmbito, o artista Peter Burr vai expor “Mode Confusion”, entre 17 de janeiro e 18 de abril.
Braga
Mulheres terão furtado mais de 2 mil euros em perfumes, em Braga
Uma foi detida, três fugiram
em

Uma mulher de 31 anos foi detida, numa loja em Braga, este domingo, depois de ter passado na caixa registadora com diversos perfumes, no valor de 547,50 euros, sem que os tivesse pago, anunciou hoje a Polícia de Segurança Pública (PSP).
Segundo a fonte, a detida encontrava-se na companhia de mais três suspeitas, que se colocaram em fuga. “Nessa altura, deixaram cair dois perfumes, no valor de 196,65 euros, tendo furtado mais perfumes, no valor de 1296,40 euros”, adianta a PSP.
No total, existem indícios de que as mesmas terão furtado produtos num valor superior a dois mil euros.
A mulher foi notificada para comparecer nos Serviços do Ministério Público junto do Tribunal Judicial da Comarca de Braga.
Braga
Em Garfe, na Póvoa de Lanhoso, em cada lugar há um presépio
Exposição de coleção particular, com 2.577 presépios, é outra atração. Selecionador nacional de futebol, Fernando Santos, será um dos visitantes da 18.ª edição
em

“Quadros alusivos à história da região e da vida campestre, em comunhão com o espírito festivo”. As gentes de Garfe, no concelho de Póvoa de Lanhoso, voltam, este ano, a apresentar cerca de duas dezenas de presépios, espalhados pelos vários lugares da aldeia e elaborados pelos respetivos moradores.
No calendário da iniciativa, que vai na sua 18.ª edição, é também destaque a exposição com os 2.577 presépios da coleção particular do padre Luís Fernandes Peixoto, cuja abertura está marcada para o próximo domingo, 15 de dezembro.
Nesse mesmo dia, o programa de “Garfe, Aldeia dos Presépios”, que inclui a celebração de eucaristias junto de alguns dos presépios, irá receber a visita do selecionador nacional de futebol. Fernando Santos irá marcar presença na missa.
Nos domingos seguintes, destaque para A tarde de Fado, com Ana Gomes e João Pedro Aves (22 de dezembro), a atuação da Tuna Académica Estudantina de Braga (29 de dezembro) e o Encontro de Reis (05 de janeiro), que terão lugar na Igreja Paroquial de Garfe.
“Garfe, Aldeias dos Presépios” está integrada no programa “Póvoa de Natal 2019”, apresentado na semana passada, que inclui, ainda, a “Aldeia de Natal”, no Diverlanhoso, entre outras iniciativas.
EM FOCO
ÚLTIMAS
- Gil Vicente interrompe série de três vitórias consecutivas ao perder em Vila do Conde
- Governo lança em 2020 campanha de sensibilização que visa a informação séria
- Guarda da GNR de Mondim de Basto condenada por ameaçar superior com pistola
- PSD/Barcelos exige que autarca peça desculpa por críticas a propósito do concerto de Júlio Iglésias em 2004
- Sorteio: ABC de Braga recebe Benfica na Taça de Portugal
Vamos Ajudar?
Reportagens da Semana


Presépio particular com mais de duas mil figuras é atração natalícia em Vila Verde
Quintal da Elisa é um mega-presépio


Em Braga, o Natal é para todos, sobretudo para as famílias
"Braga é Natal"


Simulador quer ajudar a diminuir atropelamentos em Braga e Guimarães
Chancela do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho
Populares
- BragaHá 1 dia
Mais de 12 mil esgotaram concerto de Bryan Adams em Braga
- BragaHá 2 dias
35 anos depois da morte, Amares atribui medalha de ouro a António Variações
- BarcelosHá 1 dia
Absolvido homem de Barcelos acusado de violação. Jovem terá inventado o caso
- FutebolHá 2 dias
“[O Aves] limitou-se a chutar para a frente e a esperar por um erro nosso”