Carnaval de Esposende regressa três anos depois com 550 mascarados

17 de fevereiro

O desfile de Carnaval de Esposende está de volta, em 17 de fevereiro, após um interregno de dois anos motivado pela pandemia, foi hoje anunciado pela autarquia.

O Desfile Carnaval Fantasia Ambiente, promovido pelo Município de Esposende, volta a sair à rua para a 22.ª edição.

“As ruas da cidade de Esposende vão, deste modo, encher-se de cor e animação, com a entusiástica e dinâmica participação de aproximadamente 550 figurantes, entre crianças, idosos, professores, auxiliares da ação educativa e utentes de 11 estabelecimentos de educação e ensino e instituições do concelho”, refere a Câmara.

Subordinado ao tema “Ecossistemas da Terra” e tendo subjacente as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, o cortejo carnavalesco pretende “chamar a atenção para a importância da gestão sustentável dos recursos naturais do planeta e para os diversos serviços prestados gratuitamente pelos ecossistemas”.

“A iniciativa visa também sensibilizar para a importância da manutenção dos ecossistemas e para as principais ameaças ao seu equilíbrio. Mas porque se trata de um desfile ecológico, é também objetivo promover a criatividade e a expressão artística dos participantes e convidar a população a refletir sobre as inúmeras possibilidades de reutilização e reciclagem dos resíduos domésticos, incentivando, desta forma, a separação seletiva e a deposição voluntária dos resíduos nos ecopontos”, lê-se no comunicado enviado às redações.

O Desfile de Carnaval Fantasia Ambiente parte do Largo dos Bombeiros, pelas 10:00, seguindo pela Rua Santa Maria dos Anjos, Rua 1.º de Dezembro, Praça do Município, Largo Dr. Fonseca Lima e Rua Conde Castro em direção à Zona Ribeirinha, onde seguirá até ao Skate Parque, terminando no parque em frente às Piscinas Foz do Cávado.

O cortejo carnavalesco integra o Programa de Educação para a Sustentabilidade, desenvolvido anualmente pela empresa municipal Esposende Ambiente e enquadra-se no cumprimento das metas inerentes aos ODS: 12 – Produção e Consumo Sustentáveis, 14 – Proteger a Vida Marinha, 15 – Proteger a Vida Terrestre e 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

'Gigante' de 74 metros caído em Melgaço já foi reerguido e está a caminho do parque eólico

Próximo Artigo

Escola Profissional de Braga realiza Carnaval para "abraçar" a cultura brasileira

Artigos Relacionados
x