Carlos Oliveira, presidente do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, é o coordenador do programa eleitoral da Coligação Juntos por Braga, que é liderada por João Rodrigues, atual vereador do Urbanismo.
O coordenador do programa com que a coligação se irá apresentar nas próximas autárquicas já foi secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, presidente da InvestBraga e também da Fundação José Neves.
“Figura amplamente reconhecida no panorama nacional da inovação e da política pública, Carlos Oliveira é independente e não possui filiação partidária”, considera a coligação que junta PSD e CDS.
“Carlos Oliveira traz consigo uma combinação rara de visão estratégica, conhecimento técnico e experiência governativa. O seu percurso será uma mais-valia determinante para a construção de uma proposta sólida, participada e ambiciosa para o futuro do concelho”, acrescenta o comunicado.
A Coligação Juntos por Braga promete “ouvir as pessoas” para “elaborar o melhor programa”.
“O processo de auscultação pública será multifacetado e próximo, com recurso a contactos diretos no terreno, sessões públicas, visitas a instituições, plataformas digitais, como por exemplo, um número de WhatsApp, que permitirá um contacto direto e facilitado com a candidatura, com a equipa de coordenação e com o próprio candidato à presidência da Câmara Municipal de Braga”, adianta.
No ato de apresentação da coordenação do programa, João Rodrigues convidou “um conjunto de personalidades de diferentes áreas e com diferentes percursos, reconhecidas pelo seu mérito e envolvimento cívico”.
Estiveram presentes José Carvalho Araújo, arquiteto bracarense; Sameiro Araújo, vice-presidente da Câmara de Braga; Armando Osório, antigo presidente da delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa e ex-administrador dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho; Hortense Santos, presidente da Assembleia Municipal de Braga e diretora do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante; Rui Marques, diretor-geral da Associação Empresarial de Braga; Jorge Abreu, presidente da Delegação de Braga da Ordem dos Advogados; Alexandra Gomide, presidente da UAI; Pedro Nascimento, jurista e analista político; Filipe Ferreira, administrador da AOF e reconhecido profissional na área do património; João Mota, presidente do Clube de Ténis de Braga; e Alexandre Basto, arquiteto, quadro da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e membro da ASPA.