Seguir o O MINHO

Braga

Carlos Moedas fala sobre a Europa em ‘webinar’ promovido por três entidades de Braga

Escritório N-Advogados, Associação Comercial de Braga e InvestBraga

em

Carlos Moedas. Foto: DR

O escritório N-Advogados, em parceria com a Associação Comercial de Braga e a InvestBraga, organiza, esta terça-feira, às 11:00, um ‘webinar’ (seminário online) sobre o tema “Cada um por si e a UE por quem? As respostas que tardam” e que tem como convidado e orador Carlos Moedas.

“A generalizada obrigação de confinamento adotada pela quase totalidade dos países europeus provocou a abrupta paralisação da atividade económica. Não sendo ainda conhecidas todas as consequências económicas, orçamentais e sociais desta pandemia todos concordam, no entanto, que o desafio de recuperação tem dimensão sem igual nas últimas décadas”, dizem os organizadores.

E acrescentam: “na Europa, entretanto, entre avanços e recuos, promessas e ameaças, o tempo de decidir parece não ser compatível com a urgência das respostas. Uma vez mais, a UE evidencia as dificuldades de um processo de decisão partilhado por muitos, com diferentes problemas e divergentes interesses nacionais”.

Na Gulbenkian

Carlos Moedas, atual administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, integrou o governo de Portugal e foi, posteriormente, comissário europeu. Profundo conhecedor do processo de decisão europeu, assumiu na Comissão as pastas da investigação, ciência e inovação com a responsabilidade principal do programa “Horizonte 20-20” cujo orçamento totaliza 80 mil milhões de euros.

Naquelas funções – acrescentam os promotores do evento – “ficou evidente o especial envolvimento de Carlos Moedas com os centros de investigação e ciência, em particular os universitários, e a apropriada interação que promoveu com as necessidades de inovação das empresas europeias. Todos reconhecem que estas são áreas críticas para superar as gravosas consequências económicas da pandemia do covid-19”.

Os organizadores da webinar, que decorre na plataforma Teams, convida todos os interessados a participar mediante prévia inscrição.

Populares