Carlos Silva é o novo adjunto técnico dos Bombeiros Sapadores de Braga

Foto: Joaquim Gomes / O MINHO / Arquivo

Carlos Silva será o novo Adjunto Técnico da Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga e tomará posse no próximo dia 06 de junho. Após vários anos de experiência profissional, desde o início da sua carreira nos Bombeiros Voluntários de Braga até às funções que exerce, liderando a Secção Técnica, na corporação municipal, indo coadjuvar agora o comandante, Nuno Osório.

Segundo apurou O MINHO, Carlos Alberto Marques da Silva ficou em primeiro lugar no concurso para o cargo de adjunto técnico, decorrido um longo processo de escolha, a que se candidataram bombeiros profissionais de vários pontos do país, mas a experiência daquele profissional de carreira base de sapador e a formação entretanto adquirida foi determinante.

Fontes próximas da única corporação de bombeiros inteiramente profissionais do distrito de Braga revelaram a O MINHO que o naipe de candidatos era de muita qualidade, mas o currículo e a experiência de Carlos Silva, a par das notações técnicas dos vários cambiantes, até à escolha final, levaram a que tivesse ficado em primeiro lugar, o que foi muito saudado entre os colegas.

Natural do concelho de Braga, Carlos Alberto Marques da Silva, de 43 anos de idade, obteve a melhor classificação, de 18 Valores, no concurso de admissão a adjunto técnico, a culminar um longo caminho (devagar se vai ao longe), iniciando-se nos Bombeiros Voluntários de Braga, passando depois para a Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga, cedo enveredando o mestre Carlos Silva, por atividades ligadas à prevenção, como o ter sido projetista de segurança contra incêndios em edifícios.

Carlos Silva, a juntar à experiência profissional, enveredou pela via académica, sempre no Centro Universitário do Porto da Universidade Lusófona, começando por licenciar-se em Engenharia de Proteção Civil, depois concluiu uma pós-graduação em Cartografia de Risco e Planeamento de Proteção Civil, até que fez o mestrado em Proteção Civil, designadamente na área das telecomunicações usadas em operações de proteção e socorro, sendo professor convidado nesta instituição de ensino superior.

De acordo com as mesmas fontes, Carlos Silva dispõe de todas as condições para desempenhar as novas funções e o seu nome foi recebido com unanimidade no corpo de bombeiros sapadores bracarenses, até porque se trata de um profissional da casa e o seu perfil, humano, técnico e profissional, faz com que seja considerado “o homem certo para o lugar certo” na corporação.

A Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga estava sem adjunto técnico há cerca de um ano, desde que Nuno Machado, engenheiro eletrotécnico e oficial bombeiro, assumiu as funções de coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil de Celorico de Basto, depois de uma comissão de serviço de cinco anos em Braga, onde chegou a ser comandante em substituição.

A Câmara Municipal de Braga pretende desde há muitos anos nomear um segundo-comandante, neste caso para secundar já o atual comandante, Nuno Osório, mas a legislação nacional tem uma incompletude insanável até nova alteração, uma vez que não prevê o montante do respetivo vencimento para tais funções numa companhia de bombeiros sapadores, como é a de Braga.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x