O deputado Carlos Guimarães Pinto elogiou a decisão da Iniciativa Liberal (IL) Famalicão de apresentar uma candidatura própria nestas autárquicas, afirmando que esta escolha reflete o compromisso de “afirmar as ideias através de um caminho difícil”.
Guimarães Pinto falava no sábado, no evento “Autarquias do Futuro – Desburocratização e Inovação” no Auditório da União de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário, em Famalicão.
Paulo Ricardo Lopes, candidato da IL à Câmara de Famalicão, afirmou que a campanha tem sido marcada por “vários aspetos positivos”, com a IL a colocar “a necessidade de uma câmara mais eficiente, controlo da despesa, descidas de impostos e uma forte aposta na educação no centro do debate”.
Paulo Ricardo Lopes sublinhou que a IL tem conseguido afirmar-se nas autárquicas, através de ações como “intervenções de limpeza em parques degradados” e a promoção dos seus temas na agenda política. Para o representante, cabe agora aos famalicenses “eleger um vereador liberal que seja capaz de materializar” as propostas defendidas pelo partido.
Miguel Fidalgo, candidato da IL à Assembleia Municipal de Famalicão, destacou a habitação como “o maior problema para a população, em especial para os jovens que veem os preços disparar e a independência adiada”.
Para enfrentar este desafio, propôs tornar Famalicão “Champions dos licenciamentos”, com a implementação de inteligência artificial para “acelerar processos, reduzir burocracia e aumentar a oferta” habitacional. Segundo Fidalgo, “com mais casas no mercado, os preços podem descer significativamente, criando oportunidades reais para todos”.
O evento também abordou a importância de incluir pessoas com perfis diversificados nos órgãos municipais, uma vez que “a experiência prolongada dentro dos organismos públicos afasta os políticos da realidade das empresas e da sociedade”.