Carla Bruni, ex-modelo e mulher do ex-presidente francês Nicolas Sarkozy, foi a presença mais notada, este sábado, em Viana do Castelo, na inauguração do navio MS World Explorer, que zarpa de Viana do Castelo em maio, tem capacidade para 200 passageiros e 110 tripulantes, representando um investimento de 70 milhões de euros, parte daquele montante financiado pela banca portuguesa, numa cerimónia com 400 pessoas presentes numa tenda gigante montada nos estaleiros e onde marcaram presença, entre outras personalidades, o ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, o presidente do PSD, Rui Rio, o presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, e o ex-deputado Eduardo Teixeira (que gravou as imagens abaixo).
A franco-italiana cantou, sozinha e ao lado de Pedro Abrunhosa, depois de ter encantado os presentes exibindo-se de Coração de Viana ao peito, que ali lhe foi oferecido.
Mário Ferreira, da DouroAzul, empresa que encomendou a embarcação, referiu que o paquete inaugurado tem “126 metros de comprimento, 19 metros de largura e 4,7 metros de calado, oito pisos, sendo que seis são para os passageiros”.
Adiantou que “o navio foi construído por 3.500 trabalhadores das mais diversas especialidades, de 32 nacionalidades, sendo que na construção do casco foram despendidas 800 mil horas de trabalho”.
Costa diz que estaleiros da WestSea, em Viana, são “referência” da indústria naval
“Foi preciso unir 75.250 peças, como num puzzle, foram necessárias 2.860 toneladas de aço, usados mais de 500 quilómetros de fios”, especificou, sendo que “os primeiros cinco anos do navio estão já vendidos”.
Em novembro de 2018, a empresa de Mário Ferreira encomendou mais dois novos navios da mesma série, o MS World Voyager e o MS World Navigator, que deverão começar a operar em 2020 e 2021, respetivamente.
Coração de Viana no centro da exposição de Joana Vasconcelos na Alemanha
A construção daqueles dois navios representa um investimento de 165 milhões de euros, financiado pelo ICBC Leasing, Banco Industrial e Comercial da China.