Seguir o O MINHO

Desporto

Caravana da Volta despede-se do famalicense Tiago Machado

Ciclismo

em

Foto: Arquivo

A Volta a Portugal despediu-se hoje do ciclista famalicense Tiago Machado, bem como de outros dois ciclistas que terminam a carreia no final desta temporada, com um singelo “obrigada”.

Tiago Machado, de 36 anos, fica na história da Volta, permanecendo como recordista de vitórias na classificação da juventude, que conquistou entre 2007 e 2009, o ano em que também foi quinto na geral, antes de dar o salto para o WorldTour.

Ainda antes da partida real para a nona e penúltima etapa da 83.ª edição, que liga Paredes ao alto da Senhora da Graça, as ‘ardósias’ Rita Teixeira e Xana Esteves exibiram nos seus quadros, escritos a giz, os nomes dos três corredores, que se despedem definitivamente da Volta na segunda-feira, com a palavra “obrigada” inscrita no verso.

Para além do famalicense, terminam carreira Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) e Micael Isidoro (ABTF-Feirense).

“Obrigada” parece pouco para agradecer aquilo que, particularmente, Marque fez na Volta a Portugal: vencedor em 2013, o galego de 41 anos foi também terceiro no ano passado e em 2015.

Figura consensual no pelotão nacional, aquele que é um dos ciclistas mais queridos pela caravana estava já bastante emocionado à partida, tendo já ficado em lágrimas quando dava uma das suas últimas entrevistas na prova que o transformou em voltista.

Já Micael Isidoro, de 40 anos, despede-se sem nunca ter vencido uma etapa na Volta, na qual participou 11 vezes.

EM FOCO

Populares