Capelas de Braga vencem prémio internacional de arquitetura

Durante duas semanas, o site recebeu cerca de 80 mil votações
Foto: Divulgação

As capelas Imaculada e Cheia de Graça, em Braga ganharam os prémios ArchDaily, na categoria arquitectura religiosa, foi anunciado esta terça-feira.

Nos finalistas estavam ainda edifícios religiosos da Bélgica, Estónia e Índia. Durante duas semanas, o site recebeu cerca de 80 mil votações.

O ArchDaily é um dos principais e mais visitados portais de arquitetura do mundo.

Com a designação original de ‘Building of the Year’ 2017, esta iniciativa decorre há 10 anos consecutivos e tem como objetivo distinguir os melhores projetos arquitetónicos a nível mundial.

Os eleitos são escolhidos pelo público, sendo que a votação funciona em duas fases: numa primeira etapa foram selecionados 3.000 edifícios em 16 categorias, posteriormente, os cinco mais votados de cada categoria.

As capelas vencedoras foram desenhadas pelo gabinete Cerejeira Fontes Arquitetos, que se focaram “na recuperação da Capela Imaculada Conceição e do coro-alto, transformando-o num espaço reservado aos habitantes do Seminário – a Capela Cheia de Graça. Aproveitou-se o pé direito total do espaço de intervenção e as paredes exteriores do mesmo, deixando a ‘pele’ de pedra existente que se manifesta de forma escultórica em torno das capelas”.

O presbitério e altar do recinto de oração do Santuário de Fátima, do gabinete Paula Santos Arquitetura, é outro dos finalistas. Trata-se de uma obra permanente, para a realização de cerimónias ao ar livre.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Guimarães vai ter um novo tribunal orçado em 10,5 milhões de euros

Próximo Artigo

Hoje é o primeiro dia da carreira do mister César Peixoto

Artigos Relacionados
x