Um robô quadrúpede, conhecido popularmente como “Cão Robô”, desembarcou na passada semana, na praia de Tróia, distrito de Setúbal, a partir de uma embarcação semi-rígida Kraka, de operação autónoma e propulsão elétrica, no âmbito da 14.ª edição do Exercício REPMUS, organizado pela Marinha Portuguesa.
De acordo com o “Espada e Escudo”, portal português de informação dedicado às áreas de Defesa e Segurança, o robô Vision 60 Q-UGV, desenvolvido pela norte-americana Ghost Robotics, pesa 50 kg, tem 54 cm de altura e 85 cm de comprimento, tem um alcance operacional de 12 km e pode operar até 10 horas consecutivas, sendo capaz de transportar até 10 kg de carga.
As pernas robóticas permitem-lhe superar terrenos difíceis e operar em condições adversas.
Este exercício, que decorreu até 27 de setembro, reúniu mais de 2.000 participantes de 30 países, tornando-se o maior evento internacional de experimentação robótica e de veículos não tripulados.
O evento foi visitado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo Ministro da Defesa, Nuno Melo, e pelo Almirante Gouveia e Melo.
No ‘site’ da Presidência da República é referido que Marcelo teve oportunidade de ver “a demonstração de capacidades, contactar com a academia, indústria e marinhas de 30 nacionalidades diferentes”.