Seguir o O MINHO

Braga

Cantina solidária de Braga muda de instalações

Virar a Página

em

Foto: DR

O projeto Virar a Página, cantina solidária de Braga, vai mudar de instalações no final deste mês, foi hoje anunciado. Irá funcionar provisoriamente, a partir de 25 de setembro, no resturante “Luz Natural” e, depois, definitivamente, num espaço em Palmeira, que está agora a ser requalificado para o efeito.

Em comunicado, o CLIB – Colégio Luso Internacional de Braga explica que a mudança se deve ao facto de o Centro Paroquial de Gualtar retomar as suas atividades habituais pré-pandemia naquele espaço onde, no último ano, foram confecionadas milhares de refeições que eram depois distribuídas a quem pede auxílio deste serviço de emergência.

“A comunidade de Gualtar esteve sempre muito envolvida. Desde o primeiro contacto que acolheram a cozinha do VAP sem hesitar; sem recear que ocupássemos o seu espaço comunitário indevidamente, causando danos ou não aceitando sair na hora em que tal nos fosse pedido”, afirma Helena Pina Vaz, coordenadora do projeto, citado no comunicado.

Através da Creche de Braga, com intermediação do presidente da Câmara, Ricardo Rio, refere o comunicado, “foi possível encontrar um novo espaço para instalar a cozinha solidária; um espaço em Palmeira”.

Serão necessários alguns trabalhos de adaptação e decorrem neste momento os trâmites para a legalização do novo espaço, pelo que foi necessário encontrar um local onde, durante algum tempo fosse possível instalar a cozinha.

Assim, refere o comunicado, o VAP irá temporariamente funcionar nas instalações do restaurante Luz Natural, “que a família Lopes muito gentilmente cedeu”. “As ajudas das pessoas surgem sempre na hora em que mais precisamos, não nos cansamos de nos sentirmos gratos e a família Lopes foi mais um exemplo de generosidade que nos permite não interromper a nossa atividade” conclui a coordenação do VAP.

O Virar a Página nasceu a 16 de março de 2020 e é uma resposta alimentar de emergência feita exclusivamente por voluntários, financiando-se através de donativos privados e um donativo pontual do município de Braga.

Populares