Canil de Braga tem taxa de adoção de 80% e continua sobrelotado

Abandono continua elevado

O Centro de Recolha Oficial (CRO) de Braga informou hoje, Dia Mundial do Animal, que se encontra sobrelotado, apesar das altas taxas de sucesso de adoção.

Em comunicado, aquele organismo da AGERE, lança um “apelo urgente às autoridades competentes e à população em geral para a adoção responsável e uma atitude cívica de responsabilidade individual perante o seu animal de companhia, respeitando até ao final da sua vida os cuidados de bem-estar”.

De janeiro deste ano até 30 de setembro, o CRO acolheu 620 cães e gatos, dos quais 480 foram adotados, o que representa uma taxa de sucesso de adoção de 80%.

“Embora este valor seja positivo, a missão do CRO está longe de ser cumprida, uma vez que as taxas de devolução de animais, de maus-tratos e de abandono ainda são muito elevadas”, nota, em comunicado enviado a O MINHO.

Por isso, o CRO lança um “apelo urgente” aos bracarenses para que “ajudem a promover a adoção responsável e o bem-estar de cães e de gatos e que sejam agentes de sensibilização pelo não abandono de animais de companhia”.

E acrescenta: “Em caso de adoção, a equipa do CRO disponibiliza informação útil sobre os cuidados básicos de saúde e bem-estar animal aos novos detentores. Os animais adotados estão devidamente identificados e esterilizados, existindo um plano médico e profilático de medicina de abrigo aplicado a todos os animais de acordo com a sua individualidade e especificidade”.

Celebrações do Dia Mundial do Animal no canil de Braga

4 DE OUTUBRO

10h00: Acompanhamento da atividade equestre no RC6 com os alunos do Externato Sra. Das Graças;

13h00: Entrega de donativos para os animais do CRO;

14h30: Atividade social de sensibilização contra o abandono dos colaboradores do ICNF da Região Norte nas instalações do CRO de Braga.

8 DE OUTUBRO

10h00: Atividade de sensibilização dos alunos do pré-escolar com animais do CRO nas instalações do Externato Sra. das Graças e a mascote “Pintas”;

13h00: Entrega de donativos pela empresa internacional BDO.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x