As obras da empreitada da 2.ª fase da construção do Canil e do Gatil Municipal de Barcelos arrancaram durante a última semana, foi hoje anunciado pela autarquia.
Os trabalhos de ampliação do CROA – Centro de Recolha Oficial de Animais de Barcelos, em Gamil, terão um custo aproximado de 634 mil euros e o prazo para a conclusão da obra é de 365 dias.
Esta empreitada, inscrita no Plano Plurianual de Investimentos, no âmbito do Bem-Estar e Saúde Animal – Canil e Gatil, contempla a ampliação do edifício com a construção de mais duas naves com 54 celas para cães e 12 celas para gatos.
Ao todo, o equipamento ficará dotado de 92 celas. A empreitada contempla também a construção de armazém de rações, sala de arrumos, sala polivalente e sala de congelação.
Segundo a memória descritiva do projeto, o processo de construção do equipamento desenvolve-se de forma tradicional, a que se juntam estruturas metálicas (laterais e coberturas). A estrutura base/plataforma é executada em betão armado, tijolo cerâmico, com acabamento em reboco fino e pintado.
Nos acessos e passeios, será usada terra natural/vegetal do local, com pavimento drenante e guias pré-fabricadas. Serão garantidos espaços arborizados entre as construções.
Como O MINHO noticiou, a primeira fase do CROA foi inaugurada em novembro do ano passado. O Centro de Recolha Oficial de Animais de Barcelos está localizado na Rua dos Lavadouros, freguesia de Gamil.