Arquivo

Candidato do PS diz que “crescente pressão automóvel” em Famalicão exige “resposta urgente”

Eduardo Oliveira deixa propostas
Candidato do ps diz que "crescente pressão automóvel" em famalicão exige "resposta urgente"
Foto: DR

O candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara de Famalicão, Eduardo Oliveira, considera que a “crescente pressão automóvel” no centro urbano representa “um dos maiores desafios atuais” e exige “uma resposta urgente”.

Para Eduardo Oliveira, “uma cidade que não garante deslocações eficientes e acessíveis compromete a qualidade de vida dos seus cidadãos e limita o desenvolvimento económico e social”.

“Mais do que manter as vias existentes, é necessário adotar instrumentos estratégicos que promovam mudanças significativas na organização do trânsito e do estacionamento, regulando o quotidiano de pessoas e empresas de forma equilibrada”, diz, citado em comunicado.

Proposta para resultados “rápidos e eficazes”

Posto isto, o candidato apresenta um conjunto de medidas que “podem trazer resultados rápidos e eficazes”, com destaque para a “instalação de mais e melhores abrigos de passageiros, garantindo conforto e segurança a quem utiliza transportes públicos; a definição de horários para carga e descarga, de forma a reduzir a sobrecarga no trânsito em horas críticas; a implementação de uma aplicação digital de mobilidade, que permita aos cidadãos planear deslocações, consultar horários em tempo real e encontrar soluções de estacionamento; bem como a criação de soluções de estacionamento adequadas às necessidades do concelho, favorecendo a rotação no centro urbano e a comodidade dos residentes”.

As propostas de Eduardo Oliveira têm como objetivo colocar a mobilidade no “centro da ação autárquica, de modo a transformar Vila Nova de Famalicão numa cidade mais humana, mais competitiva e preparada para o futuro”.

O candidato sublinha, contudo, que a mobilidade de Vila Nova de Famalicão “vai além das fronteiras do concelho”

Defende que a ligação com os territórios vizinhos – Guimarães, Barcelos e Braga – é “essencial” para “reduzir o tráfego nas estradas nacionais, melhorar a qualidade de vida e aproximar os concelhos”.

Para tal, considera “fundamental estudar a viabilidade de um metro de superfície ou de alternativas de transporte intermunicipal sustentáveis, que reforcem as ligações, diminuam a dependência do automóvel e promovam um desenvolvimento mais integrado da região”.

“Investir na mobilidade é investir na qualidade de vida das pessoas. Queremos uma cidade mais acessível, moderna e sustentável, onde trabalhar, estudar ou cuidar da saúde não seja condicionado pelas dificuldades de deslocação”, conclui Eduardo Oliveira.

Na corrida à Câmara de Famalicão estão o atual presidente Mário Passos (coligação PSD/CDS-PP), Eduardo Oliveira (PS), Sílvio Sousa (CDU), Paulo Ricardo Lopes (IL), Sandra Pimenta (PAN), Pedro Alves (CH) e Anabela Mendes (ADN).

Atualmente, o executivo é constituído por sete eleitos da coligação PSD/CDS e por quatro do PS.

As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Ponte de lima: grupo feliciano soares investe 1,5 milhões em posto de combustível junto à a27

Ponte de Lima: Grupo Feliciano Soares investe 1,5 milhões em posto de combustível junto à A27

Próximo Artigo
Paredes de coura investe 1,7 milhões num novo espaço cultural

Paredes de Coura investe 1,7 milhões num novo espaço cultural

Artigos Relacionados