“O presidente para servir Vieira do Minho” é o slogan do primeiro “outdoor” da candidatura pelo PS do profissional de saúde e dirigente associativo Filipe de Oliveira à presidência da Câmara de Vieira do Minho, liderada por António Barbosa, do PSD.
No entanto, a implementação desse cartaz, numa rotunda de acesso à vila, tem uma alegada situação inusitada associada, que o candidato fez questão de revelar através das redes sociais.
Segundo o candidato, poucos minutos depois de elementos da candidatura terem colocado o cartaz, um agente da polícia municipal abordou os mesmos, questionando a legalidade da ação.
“Obviamente, vivemos em democracia e estamos a respeitar a lei. E a lei permite fazer aquilo que fizemos, como podemos observar em todo o país”, escreve Filipe de Oliveira, assegurando que o cartaz ficou na rotunda e que o agente acabou por abandonar após perceber que os socialistas se mantinham irredutíveis, questionando onde está a lei que proíbe a campanha eleitoral.
O MINHO tentou, durante a última semana, chegar à fala com a Câmara de Vieira do Minho – que tutela a Polícia Municipal ~, para obter uma reação ao incidente, mas sem sucesso até ao momento da publicação desta notícia.
Já o candidato do PS diz continuar a aguardar pelo artigo da legislação alegadamente impeditivo da colocação dos outdoors à presidência da Câmara Vieira do Minho.
Licenciado em Radiologia, Filipe de Oliveira, que completa 37 anos no próximo mês de setembro, é natural e residente em Vieira do Minho. Tem experiência autárquica como deputado municipal (2009-2017) e presidente da Assembleia de Freguesia de Vieira do Minho (2013-2017).
Foi vice-presidente do Vieira Sport Clube (2007-2009) e destacou-se em 2007 como porta-voz da Comissão de Utentes do Centro de Saúde de Vieira do Minho, defendendo uma saúde de proximidade para a população do concelho. É ainda vice-presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia local e presidente do Clube Amigos de Vieira (CAVA), associação dedicada às áreas cultural, social, desportiva e ambiental.
Nas conferências do CAVA, organizadas pelo próprio Filipe de Oliveira, levaram nos últimos 15 anos a Vieira do Minho figuras da vida nacional como Marcelo Rebelo de Sousa, Fernando Santos, Pedro Passos Coelho, Rui Rio, António Vitorino, Pedro Abrunhosa, Guilherme D’Oliveira Martins, Júlio Machado Vaz, entre outras personalidades.