O candidato do PAN à Câmara de Braga, Rafael Pinto, propõe a disponibilização de, pelo menos, uma consulta anual de nutrição e psicologia para cada aluno do concelho, no âmbito das propostas para a Educação, foi hoje divulgado.
A medida foi anunciada à margem de um encontro com a diretora do agrupamento de escolas André Soares, realizada esta semana, na companhia do também candidato Tiago Teixeira, este à Assembleia Municipal.
Citado em comunicado enviado à imprensa, Rafael Pinto considera que a partir do próximo ano a Câmara “terá um papel ainda mais importante na educação”, no âmbito da já anunciada descentralização de competências. O candidato do PAN quer “usar esta oportunidade para melhorar o ensino e criar um maior envolvimento com a comunidade local”.
“Sabemos que os hábitos de saúde desenvolvidos na infância nos afetam para o resto da vida e que a maioria das doenças que assolam a nossa sociedade, como doenças cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de cancro, são preveníveis através da adoção de um estilo de vida saudável”, afirma.
Considera ainda que “também ao nível psicológico é cada vez mais comum assistirmos a situações de stress, depressão e burnout que podem ser mitigadas com um acompanhamento e educação preventivos”.
A par desta medida o PAN defende o reforço do número de psicólogos e nutricionistas, sublinhando que “estas contratações são um investimento no futuro” das crianças e que “a longo prazo”, podem resultar em “poupanças significativas com o Sistema Nacional de Saúde.”
Dos projetos elaborados na André Soares, os candidatos destacam o “Eco-escolas, jovens repórteres pelo ambiente, a horta, o programa Erasmus+ e as semanas temáticas, como a da alimentação”, como exemplos “daquilo que a escola deve ser”.