Seguir o O MINHO

Ave

Candidato do Chega em Celorico de Basto critica “estado lastimoso” do concelho

Eleições autárquicas

em

Foto: DR

O candidato do partido Chega à Câmara de Celorico de Basto, Hugo Pinto Fangueiro, disse hoje que se candidata “por ver o estado lastimoso em que se encontra” o concelho.

“Não ter saneamento básico em pleno século XXI, para além de impensável, é uma verdadeira vergonha, ou até mesmo água canalizada”, elencou.

O candidato, de 42 anos, residente da Póvoa de Varzim, tem ligação a Celorico de Basto através da família da mulher.

À Lusa disse defender políticas que aumentem a taxa da natalidade, afirmando que, “a continuar assim a taxa de natalidade, Celorico daqui a 54 anos não terá nenhum habitante”.

“O que me move é mesmo ajudar a melhorar e, para isso, temos que dar uma volta de 180 graus”, referiu.

Os objetivos da sua candidatura passam, ainda, por criar um dinamismo na vila para cativar novos residentes, apontando “a criação de novos locais de atração, como a criação da praia natural do Vau, em Britelo”.

Hugo Pinto Fangueira tem com prioridades “colocar uma ambulância com médico à chamada” e considera que “o maior ativo para à economia local é mesmo o regresso dos emigrantes”.

“Todos sabemos que eles regressam a Portugal com reformas três e quatro vezes maiores do que o salário mínimo nacional, muitos deles ricos e até mesmo milionários”, salientou, acrescentando:

“Não tenho dúvidas que eles são o melhor para a economia local, por isso tenho no meu programa o Projeto Voltar a Casa”.

A candidatura do partido Chega em Celorico de Basto integra, ainda, propostas para a juventude, cultura, água, turismo, saúde, segurança, mobilidade e combate à corrupção.

Os social-democratas têm quatro mandatos na câmara de Celorico de Basto e os Cidadãos Independentes por Celorico de Basto (CIC) dois vereadores. Nas autárquicas de 2017 o PS elegeu um vereador.

Na corrida à liderança em Celorico de Basto está José Peixoto Lima, pelo PSD, que substitui o atual presidente da autarquia, Joaquim Mota e Silva, devido a limitação de mandatos que impede a recandidatura.

São também conhecidas as candidaturas de Manuel Machado (PS), Carlos Dias Guimarães (Cidadãos Independentes por Celorico de Basto), Isabel Vaz de Freitas (CDS-PP) e Luís Heitor Marinho (CDU).

As eleições autárquicas estão marcadas para o dia 26.

Populares