Seguir o O MINHO

Barcelos

Candidato à Câmara de Barcelos é cabeça de lista do MAS nas eleições europeias

Vasco Santos, de 46 anos, é assistente operacional do Hospital de Barcelos há 25 anos

em

Foto: DR

Vasco Santos, assistente operacional no hospital de Barcelos, é o cabeça de lista do partido Movimento Alternativa Socialista (MAS) às eleições europeias, marcadas para 26 de maio, disse à Lusa o próprio.

O candidato do MAS tem 46 anos e é assistente operacional no hospital de Barcelos há 25 anos. Em 2017, foi o cabeça de lista do partido à Câmara de Barcelos, onde não ficou longe de forças como Bloco de Esquerda e CDU.

Resultados das eleições autárquicas de 2017 (Câmara Municipal), em Barcelos. Fonte: CNE

Quem escolheu foi o conjunto do partido e eu aceitei essa responsabilidade”, afirmou, assumindo que o objetivo é que esta seja uma “candidatura que fale para os trabalhadores e seja a voz dos trabalhadores”.

Além de fazer parte da direção do partido, que se formalizou em 2013, Vasco Santos também é dirigente sindical no Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte.

Vasco Santos será o primeiro candidato de uma lista que será paritária.

“Metade da lista irão ser mulheres”, disse Vasco Santos, em declarações à agência Lusa.

Apontando que “nos primeiros cincos lugares deverão estar três mulheres, em princípio”, o candidato ressalvou que “a lista ainda está a ser ordenada”.

Foto: Facebook de MAS Barcelos

Questionado sobre resultados esperados, Vasco Santos assumiu que “é sempre um bocado complicado” fazer uma projeção, porque “é difícil prever” como é que o partido se irá sair nas eleições de onde sairão os próximos 21 eurodeputados portugueses.

O objetivo principal, referiu, é “passar a mensagem de que é preciso uma Europa diferente, uma Europa para os pobres e não só para os ricos”.

A candidatura do MAS assume-se como “anticapitalista, feminista, antirracista, anti-homofobia e de classes”.

“Defendemos uma sociedade de facto diferente da que temos”, afirmou, vincando que “é necessário construir uma Europa diferente”, por forma a melhorar as “condições de vida para quem vive na Europa”.

Foto: Facebook de MAS Barcelos

O MAS quer também uma “Europa sem muros nem austeridade”, sem precariedade e “mais solidária”, e que “deixe de fechar a porta aos migrantes”, acrescentou o cabeça de lista.

Em comunicado, o partido salienta que é necessário “um projeto europeu determinado em combater os privilégios das elites, como forma de defender os direitos laborais e democráticos de quem vive do seu trabalho, empenhado na defesa e controlo público dos setores estratégicos, nomeadamente da banca” e “decidido a defender direitos iguais”.

O MAS defende ainda “uma total transição energética até 2035”.

“Esta solução não virá da direita nem da extrema-direita conservadoras e negacionistas de muitos destes problemas sociais. Só através da mobilização da maioria será possível construir um sistema diferente do atual capitalismo”, lê-se na nota.

Anúncio

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

Barcelos

Dulce Pontes, Agir, Blaya, Tito Paris e Toy na Festa das Cruzes em Barcelos

Câmara anunciou descontos na CP no comboio regional e inter-regional

em

Foto: DR

O presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, deu esta sexta-feira a conhecer os principais destaques da Festa das Cruzes 2019, na cerimónia de apresentação que decorreu no Jardim das Barrocas.

A primeira grande romaria do Minho, que decorre entre 25 de abril e 06 de maio, apresenta Dulce Pontes, Agir e Blaya como cabeças de cartaz, mas nomes como Tito Paris, Toy, Daniel Pereira Cristo e Rão Kyao também passarão pela Frente Ribeirinha, que este ano é o palco principal.

Miguel Costa Gomes referiu, na sua intervenção, que a Festa das Cruzes é “uma festa de Barcelos, para Barcelos e para o mundo, onde o religioso e o profano se mesclam de forma harmoniosa”, dando particular destaque aos feriados 1 e 3 de maio que são os pontos altos.

O Provedor da Real Irmandade do Senhor da Cruz, Pedro Ferreira, anunciou que este ano vão tentar “trazer para dentro da igreja um pouco da festividade que existe no exterior”.

Uma das grandes novidades desta edição é o regresso do Fogo Preso (dia 02 de maio), espetáculo pirotécnico que se junta ao fogo de artifício do dia 25 de Abril, ao Fogo da Ponte (27), ao Espetáculo Piromusical (30) e ao Fogo do Rio (3 de maio).

Este ano, continua a parceria com a CP – Comboios de Portugal, em que todos aqueles que quiserem visitar Barcelos, nos dias 01 e 03 de maio, têm um desconto de 30% no comboio regional e inter-regional.

Continuar a ler

Barcelos

Mechatronics Factory Lab já está ao dispor dos alunos do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave em Barcelos

Projeto pioneiro em Portugal engloba ainda uma oficina automóvel do futuro

em

Foto: IPCA

O Mechatronics Factory Lab (M-Factory Lab) é um laboratório industrial que irá servir para a formação em contexto práticos dos alunos do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Barcelos, em áreas como a mecatrónica, mecânica, robótica, maquinação e gestão industrial.

No fundo, o projecto alia a investigação através das tecnologias de inteligência artificial e ‘machine learning’ ao ambiente de uma oficina automóvel.

“Este é um projecto único no país”, dizem os responsáveis em comunicado, que teve um investimento de 800 mil euros.

O M-Factory Lab tem uma área total de 644 metros quadrados distribuída por dois pisos: “o piso térreo destinado a oficinas de trabalho, apoiadas por balneários, e o primeiro andar dedicado ao ensino teórico-prático com uma sala de aula devidamente equipada e com vista panorâmica sobre as oficinas”.

O edifício foi construído no Campus do IPCA, em Barcelos, e tem preocupações ambientais associadas, nomeadamente, na gestão da eficiência energética.

A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, em comunicado, considera que “esta é uma obra que nos dignifica a todos. É um projeto do IPCA que serve naturalmente a sua comunidade académica, em especial os estudantes dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais e dos Cursos de Licenciaturas. É a pensar nos nossos estudantes, a quem devemos as melhores condições de estudo proporcionando uma melhor formação e experiência no IPCA, que todos os dias queremos fazer mais e melhor”.

Continuar a ler

Barcelos

IPCA distribuiu 6000 garrafas reutilizáveis pela comunidade académica

Semana da Sustentabilidade prevê, ainda, a plantação de 25 árvores

em

Foto: Divulgação / IPCA

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) vai entregar seis mil garrafas reutilizáveis a todos os elementos da comunidade académica, numa colaboração com a Prozis, para incentivar a redução do uso do plástico no Campus.

A substituição dos copos de plástico na cantina e bares por copos de papel e vidro, venda nos bares apenas de garrafas de água de vidro e eliminação das palhinhas de plástico são outras das iniciativas previstas e que estão inseridas na Semana da Sustentabilidade que arranca hoje.

Até 23 de março, estão previstas um conjunto de atividades que visam a proteção do ambiente e a sensibilização para a utilização mais sustentável de recursos.

A sessão de abertura do evento, no dia 19 de março, conta com a presença da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, do Vice-presidente da AAIPCA, João Pereira, do Presidente dos Amigos da Montanha, Américo Alves e do Vereador da Câmara Municipal de Barcelos, José Beleza.

A seguir à sessão de abertura, pode ser vista uma exposição com o mote “Reutilizar e Reinventar”, onde vão estar patentes trabalhos de estudantes da Escola Superior de Design.

Da parte da tarde, a comunidade académica vai ter o primeiro contacto com as Bicicletas U-Bike (CABI), através da atividade Volta ao Campus em Bicicleta, com concentração na Praça Central do IPCA.

No segundo dia, 20 de março, através da colaboração dos Amigos da Montanha, vão ser desenvolvidas atividades em prol da biodiversidade no Campus.

Da parte da tarde decorre uma tertúlia sobre o “Turismo e Sustentabilidade”, organizada pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo.

O dia 21 de março fica assinalado pela plantação de 25 árvores no Campus, associando-se desta forma às comemorações dos 25 anos do IPCA.

Decorre ainda um Peddy Paper, organizado pelas Escolas de Gestão e Hotelaria e Turismo, pela cidade de Barcelos, denominado “A caminho da Sustentabilidade”, com especial enfoque nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável previstos na Agenda 2030 da ONU.

No dia 22, os Amigos da Montanha proporcionam dois momentos: uma ação de limpeza no Rio Cávado e uma visita ao EARTH (Espaço Ambiental do Rio da Terra e do Homem), espaço recentemente criado em Barcelos de educação ambiental.

A sessão de encerramento decorre no dia 23, com um debate subordinado ao tema “Desafios da Sustentabilidade – visão local, nacional e global”, com alguns painéis temáticos e momentos de debate, organizado pelos estudantes da Escola Superior de Tecnologia.

A Semana da Sustentabilidade do IPCA, é uma organização dos Serviços de Ação Social com a colaboração das Escolas do IPCA, dos Amigos da Montanha e da Câmara Municipal de Barcelos.

Continuar a ler
Anúncio

ÚLTIMAS

Reportagens da Semana

EM FOCO

Populares