Braga
Candidata do Livre em Braga defende apoio à produção e consumo de bens e serviços sustentáveis
Eleições autárquicas 2021
A candidata à Câmara de Braga do partido Livre, Teresa Mota, defende para o concelho um novo modelo de negócio onde a responsabilidade social e ambiental esteja presente, naquilo a que chama de uma “economia de cooperação e solidariedade”.
Numa visita realizada a vários negócios bracarenses, que, considera a candidata, seguem estes princípios, Teresa Mota considera que estes negócios promovem “o conhecimento, a inovação e a sustentabilidade ambiental ao mesmo tempo que não deixa ninguém para trás”
A candidata visitou a Obi Clothing, que vende roupa para mulher feita a partir de materiais descartáveis, e a Zouri, empresa de calçado criado através de materiais recolhidos nas praias, provenientes da poluição que afeta os oceanos.
Sobre a Obi Clothing, Teresa Mota destacou “a opção por trabalhar com empresas de fabricação de vestuário de concelhos próximos que possuem práticas ambientalmente responsáveis e socialmente justas, as peças de roupa serem feitas a partir de materiais descartáveis e a versatilidade que as peças apresentam, o que contraria uma visão padronizada do corpo da mulher ao mesmo tempo que permite a redução do consumo”.
Já sobre a Zouri, reconheceu a importância do “trabalho que é feito com diversas instituições nacionais e organizações ambientais na recolha do plástico, assim como as práticas dos parceiros portugueses na fabricação do calçado que se pautam por respeitar princípios ecológicos e os direitos dos trabalhadores”.
Teresa Mota quer assim “um novo modelo de desenvolvimento para o município de Braga, assente numa economia de cooperação e solidariedade”.
“Algumas medidas propostas no programa eleitoral do LIVRE para as próximas eleições autárquicas visam o apoio ao desenvolvimento de cooperativas e empresas que promovam a produção e consumo sustentáveis de bens ou serviços produzidos a nível local; a promoção do comércio local em detrimento da aposta em grandes superfícies comerciais; a aposta em cadeias de consumo curtas, o que fomenta a dinâmica económica interna”, pode ler-se no programa do partido.
Nas eleições de 26 de setembro, os cabeças-de-lista à câmara de Braga são Ricardo Rio (coligação PSD/CDS-PP/PPM/Aliança), Hugo Pires (PS), Bárbara Barros (CDU), Alexandra Vieira (Bloco de Esquerda), Teresa Mota (Livre), Olga Baptista (Iniciativa Liberal), Rafael Pinto (PAN) e Eugénia Santos (Chega).
-
Alto MinhoHá 1 dia
Gigante de 74 metros ‘parou’ Valença e Monção
-
BarcelosHá 1 dia
“Olá, mãe”. Funcionária de banco em Barcelos impede sexagenária de cair na burla do WhatsApp
-
FutebolHá 2 dias
Adepto do Vitória salta da bancada para socorrer árbitra e acaba a ‘bandeirinha’
-
GuimarãesHá 2 dias
Enfermeira de Guimarães morre em acidente de viação durante férias nos Estados Unidos