Candidata da CDU quer “travar a especulação imobiliária” em Esposende

Autárquicas 2025
Candidata da cdu quer "travar a especulação imobiliária" em esposende

A bióloga e investigadora Joana Santana é a cabeça de lista da CDU à Câmara de Esposende, nas eleições autárquicas de 12 de outubro.

Em declarações à Lusa, Joana Santana disse que a aposta é a sua eleição como vereadora e ainda conseguir representação na Assembleia Municipal.

Além da Câmara e da Assembleia Municipal, a coligação PCP/PEV (CDU) vai ainda concorrer às freguesias de Esposende, Gandra, Fão, Marinhas e Mar.

Em termos de prioridades, Joana Santana apontou, desde logo, a habitação, que considerou ser “um problema muito grave” no concelho.

“É preciso travar a especulação imobiliária e implementar medidas que fomentem a habitação pública, tentando regular os preços”, referiu.

Na mobilidade, a candidata comunista defende que é necessário criar uma rede de transportes públicos eficaz, quer para combater o “isolamento” da maioria das freguesias, quer para ligar a outras cidades vizinhas, como Braga, Viana do Castelo e Porto.

A defesa do Parque Natural do Litoral Norte, para o proteger da “fúria imobiliária”, é outra das prioridades da CDU.

Além de Joana Santana, a corrida à presidência da Câmara de Esposende vai contar também com Guilherme Emílio (PSD), Tito Evangelista (PS), Hélder Tenente (Chega), Manuel Gomes Pereira (Bloco de Esquerda) e Carlos Silva (independente). 

Nas autárquicas de 2021, o PSD ganhou a Câmara de Esposende, conseguindo seis lugares para o executivo, contra um do PS.

O vereador eleito do PS, Luís Peixoto, assumiu, entretanto, o estatuto de independente.

Em setembro de 2024, o presidente eleito, Benjamim Pereira, deixou o executivo para passar a liderar o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.

A presidência da Câmara de Esposende foi então assumida por Guilherme Emílio.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Mulher em estado grave ao ser atropelada quando saía de autocarro em famalicão

Mulher em estado grave ao ser atropelada quando saía de autocarro em Famalicão

Próximo Artigo
Taxa de desemprego baixa para 5,8% em julho

Taxa de desemprego baixa para 5,8% em julho

Artigos Relacionados