Canal de 5 milhões que evita cheias em Esposende ganha prémio nacional

Tem 4,5 quilómetros
Foto: CM Esposende

O Canal Intercetor de Esposende conquistou o 1.º Prémio de Empreendimentos Hidráulicos, atribuído pela Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), foi hoje anunciado.

Em comunicado, a autarquia explica que candidatou o projeto “Sistema Intercetor e de Desvio da Área Urbana de Esposende”, tendo alcançado o 1.º lugar na categoria “Proteção e Gestão de Riscos, Cheias e Inundações Urbanas”, distinção que reconhece e atesta a mais-valia e eficiência das técnicas e estratégias desta infraestrutura.

Com cerca de 4,5 km de extensão, o Canal Intercetor desenvolve-se ao longo de um trajeto que liga o Oceano Atlântico ao rio Cávado, circundando a nascente a cidade de Esposende.

A construção arrancou em 2019, após o Ministério do Ambiente ter classificado Esposende como “zona crítica”, no âmbito do Plano de Gestão de Riscos de Inundação, elaborado pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Financiado por fundos europeus, num investimento superior a cinco milhões de euros, o Canal Intercetor pretende “responder ao desafio de adaptação dos territórios às alterações climáticas através de uma abordagem inovadora e prática, acelerando a transformação para regiões resilientes às alterações climáticas e que sejam seguras, verdes, limpas e saudáveis”.

“Este arrojado projeto conta com diversos sensores de monitorização do caudal que, em tempo real, permitem o recurso a pontos alternativos de escoamento das águas. Nas margens do canal foram efetuadas cerca de 30 mil plantações, entre árvores, estacarias e arbustos, e foram adotados materiais de salvaguarda do património natural, nomeadamente da vida selvagem e dos habitats”, salienta a Câmara.

Para a autarquia, além da importância na proteção contra inundações, o canal é também um interessante ponto turístico, pois paralelo a este estende-se um percurso que completa um circuito de visitação e prática desportiva, conectando a Ecovia do Litoral Norte ao futuro Parque da cidade, fazendo um anel verde em torno da cidade.

A entrega do prémio da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos ocorrerá durante o 17.º Congresso da Água, a realizar entre os dias 08 e 11 de abril de 2025, em Lagos, no Algarve.

Antes disso, a APRH deslocar-se-á a Esposende para colocação no Canal Intercetor da Placa Comemorativa do Prémio para Empreendimentos Hidráulicos e para a realização de um pequeno filme, a ser apresentado em Sessão Especial no referido Congresso.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados