Seguir o O MINHO

Braga

“Campo Novo” recupera a ‘dignidade e beleza’

em

Freguesia de S.Vicente deu nota das alterações.

A praça Mouzinho de Albuquerque (Campo Novo), situada na freguesia de S. Vicente, em Braga, é actualmente um espaço aprazível, bonito, e um dos locais mais acolhedores da cidade de Braga.

Depois de algumas obras de melhoramentos, a praça reencontra a sua traça característica, nomeadamente com a colocação dos candeeiros originais a cargo da Câmara Municipal de Braga.

Mais recentemente, as paredes foram pintadas, as flores arranjadas, esperando-se brevemente que a água volte a correr na fonte que lá existe. Todo este trabalho torna aquele espaço motivo de orgulho para a CMB e também para a Junta de Freguesia de S. Vicente, segundo nota enviada a’O Minho por esta última.

Para o presidente Jorge Pires, “a intervenção que foi feita no “Campo Novo” foi realmente muito bem-vinda. Para além de melhorar mais uma estrutura da cidade e da freguesia, devolvemos aos nossos fregueses um espaço de passeio e fruição nos tempos em que o calor aperta. O arranjo floral, a pintura das paredes e as restantes obras efectuadas trazem a dignidade que aquela praça já merecia.

Todo o processo começou com a limpeza da estátua de D. Pedro V, seguindo-se a colocação dos candeeiros tradicionais e finalmente na limpeza, pintura e arranjo floral de todo aquele espaço. Esperamos agora que na fonte volte a correr água para dar o toque final à praça”, salientou o chefe do executivo de S. Vicente.

Jorge Pires salientou igualmente que era uma preocupação do actual executivo o arranjo daquele espaço nobre da cidade e da freguesia. Agradeceu ainda o empenho e a prontidão do pelouro da Câmara Municipal de Braga chefiado pelo vereador Altino Bessa no arranjo do “Campo Novo”.

A praça foi aberta em 1725, por iniciativa do então Arcebispo de Braga, D. Rodrigo de Moura Teles, com projeto do arquitetoManuel Pinto de Vilalobos. Este logradouro já teve as designações de Praça do Gavião, Bairro da Gavieira; Bairro do Quinteiro; Campo Novo do Reduto e Bairro do Reduto (séculos XVIII e XIX).

A actual designação oficial (praça de Mouzinho de Albuquerque) foi atribuída em 4 de janeiro de 1898, por proposta do então vice-presidente da Câmara. A designação apenas foi confirmada pela autarquia em 3 de agosto de 1942. O logradouro continua, entretanto, a ser chamado pela população de “Campo Novo”.

Anúncio

Populares