Seguir o O MINHO

Desporto

Campeões homenageados pela Câmara de Guimarães

Francisca Jorge e Vítor Rodrigues receberam votos de louvor

em

Foto: Divulgação / CM Guimarães

A Câmara de Guimarães atribuiu votos de louvor, na reunião do executivo, esta quinta-feira, aos atletas Francisca Jorge e Vítor Rodrigues, justificando o reconhecimento público pelo mérito desportivo.

Rainha da raquete

A vimaranense Francisca Jorge sagrou-se pentacampeã nacional absoluta de singulares de ténis, ao vencer na final Matilde Jorge, sua irmã mais nova, por 6-4 e 6-2, na final do Campeonato Nacional Absoluto, que teve lugar no Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras.

Francisca Jorge confirmou o favoritismo numa prova em que tem sido dominadora ao longo dos últimos anos. Foi o 20.º triunfo consecutivo da número 1 portuguesa e 386.ª classificada no ranking WTA nesta competição.

Com cinco títulos nacionais absolutos, a “campeoníssima” Francisca Jorge iguala os registos de Leonor Peralta, Sofia Prazeres e Maria João Koehler, somando agora 28 títulos de campeã nacional.

Rei da resistência

Vítor Rodrigues, 37 anos, é um atleta vimaranense que representa o Vitória SC. Em 2020, sagrou-se campeão de uma das maiores provas nacionais da modalidade, a PT 281 Ultramarathon, ao completar os 281 quilómetros da prova em cerca de 39 horas. Já participou em algumas das mais importantes provas mundiais, uma das quais a BR135, em 2019, que terminou em 2º lugar ao cumprir os 217,26 quilómetros em 34 horas. No mesmo ano participou na mítica e exclusiva prova de Badwater, descrita como a mais difícil do mundo, que terminou em 36 horas.

No passado dia 13 de novembro, Vítor Rodrigues arrecadou a medalha de ouro da competição de 226 quilómetros que se disputou na Praia do Cassino, em Rio Grande, no Estado brasileiro de Rio Grande do Sul. O atleta do Vitória cumpriu o percurso da Extremo Sul Ultramarathon em 27 horas, batendo em 45 minutos o anterior recorde.

Populares