Campeões europeus em Ponte de Lima, Pimenta e Ramalho querem agora o ‘tetra’ mundial

Europeus de maratonas
Campeões europeus em ponte de lima, pimenta e ramalho querem agora o 'tetra' mundial
Foto: Hugo Delgado / LUSA

Os canoístas Fernando Pimenta e José Ramalho exultaram hoje com o primeiro título europeu de K2 em maratonas, em Ponte de Lima, prometendo agora ir atrás do ‘tetra’ mundial em setembro na Hungria.

“Como é óbvio, vou preparar-me para os mundiais, de velocidade e de maratonas, mas daqui a 10 dias ainda tenho os Europeus de pista. Mas sem dúvida que esse é o objetivo, é conseguirmos o quarto título consecutivo mundial e igualar o maior número de títulos mundiais de um K2 e continuar a trabalhar, continuar a sonhar, continuar a somar títulos para Portugal”, disse Fernando Pimenta.

Em declarações à Lusa, o atleta olímpico falava depois de deixarem ao rubro milhares de pessoas nas margens do rio Lima, com o triunfo na prova de 29,8 quilómetros com o tempo de 02:01.57 horas, superando os húngaros Adrian Boros e Tamas Erdelyi, por dois segundos, e os espanhóis Miguel Llorens e Alberto Plaza, por cinco.

No caso de Pimenta, dois ouros em outras tantas provas, depois de ter sido o mais bem-sucedido na ‘short race’, de apenas 3,4 quilómetros: “Demonstrámos o nosso poder e que em Portugal os títulos ficam cá e pronto”.

“Ver também o meu colega José Ramalho fazer o ‘triplete’ – conseguir uma medalha de bronze, uma de prata e no final uma de ouro – é sem dúvida giro também, porque é algo que nós também ambicionámos, conseguir este tipo de feitos. Com este ambiente, o público empurrou-nos na parte final”, elogiou.

José Ramalho disse estar “muito feliz” por mais um êxito ante os compatriotas, confessando que hoje se sentiu a “100%” depois de no sábado ter sido prata em K1, muito perto do ouro.

“Estamos bastante felizes, foi uma prova dura, com bastantes peripécias pelo caminho, situações para recordar. Daqui a uns anos vamos lembrar destas coisas, trouxe mais entusiasmo a esta prova. Felizmente conseguimos o ouro e é isso que importa”, vincou o canoísta de 42 anos.

José Ramalho agradeceu o apoio durante toda a prova da “grande moldura humana” , considerando-a fundamental para aguentar um desafio extremamente difícil: “sob uma temperatura de 30 graus e a gritar o nosso nome, a gritar por Portugal… e nós entregamos-lhes o ouro”.

“Agora vamos trabalhar para o ‘tetra mundial’. O tri já está, agora vamos trabalhar e em setembro temos o campeonato do mundo, no qual vamos lutar pela vitória. Como sempre, alinhamos para ganhar e vamos estar na luta”, concluiu.

Portugal terminou os Europeus de maratonas com nove medalhas, sendo quatro de ouro, quatro de prata e uma de bronze.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Montenegro felicita canoístas e destaca conquista de nove medalhas em ponte de lima

Montenegro felicita canoístas e destaca conquista de nove medalhas em Ponte de Lima

Próximo Artigo
Este pontão em viana vai evitar desvios de seis quilómetros

Este pontão em Viana vai evitar desvios de seis quilómetros

Artigos Relacionados