Depois de já ter atribuído o nome do ex-atleta internacional de Boccia, José Carlos Macedo, ao Pavilhão Desportivo, a Junta da União de Freguesias de Merelim (S. Pedro) e Frossos voltou a homenagear o Comendador batizando uma rua com o seu nome, foi hoje anunciado pela autarquia do concelho de Braga.
José Carlos Macedo terminou recentemente a sua carreira de desportista, tendo no palmarés diversas medalhas internacionais, incluindo duas medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos de Atlanta 1996 e uma de outro em Sidney 2000, uma medalha de bronze e uma medalha de prata em Londres 2012, uma medalha de bronze no Rio 2016 e ainda bronze em Tóquio 2020.
Sameiro Araújo, vereadora do desporto da Câmara Municipal de Braga, juntou-se à família e aos amigos de José Carlos Macedo, neste momento de homenagem.
É agora, num espaço privilegiado de Merelim São Pedro, em frente à Junta da União de Freguesias de Merelim (S. Pedro) e Frossos e ao campo desportivo da freguesia que o nome de José Carlos Macedo estará perpetuado, dando o nome a uma rua.
No momento simbólico de desterrar a placa com o nome do ex-atleta do SC Braga e da Seleção Nacional, Adélia Silva, presidente da autarquia local, falou em “orgulho” num dos “símbolos maiores do desporto nacional”.
“Daqui em diante, será um orgulho poder cruzar esta placa e ver o nome de alguém que é um exemplo de vida e de perseverança. Com o nome desta rua, a União de Freguesias de Merelim (S. Pedro) e Frossos volta a demonstrar o enorme carinho e admiração que tem pelo José Macedo”, disse Adélia Silva, presidente da Junta da UF de Merelim (S. Pedro) e Frossos, lembrando o esforço conjunto realizado entre a autarquia local e a Câmara de Braga para que esta homenagem fosse possível.
No mesmo sentido foram as palavras de Sameiro Araújo que marcou presença no momento de descobrir o nome de José Carlos Macedo.
“O José merece esta homenagem, não apenas como atleta, como desportista, mas como pessoa também. Além de ser um campeão no Boccia, é um campeão na vida. Vai com alguma frequência a escolas dar um exemplo de superação. Isso é extremamente importante e serve de exemplo para os mais jovens seguirem as suas pisadas. O José conseguiu ultrapassar barreiras que muita gente não conseguiu”, disse, citada em comunicado.