A campanha “Se beberes, recicla! O Ambiente em Guimarães agradece”, que decorreu na noite do desfile do Pinheiro, número que anualmente abre as Festas Nicolinas, revelou-se um sucesso. A iniciativa de sensibilização ambiental, resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Guimarães, Resinorte, Candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia e o Laboratório da Paisagem, conseguiu recolher 500 quilos de resíduos.
Os seis ecopontos colocados ao longo do cortejo nicolino, dois no Largo República do Brasil (Campo da Feira) e os restantes no Largo do Toural, rotunda da Rua de Santo António, Avenida General Humberto Delgado (Palheiros) e outro na Rua João Xavier de Carvalho, perto do Campo de São Mamede, local onde começou o desfile, armazenaram 200 quilos de vidro e 300 quilos de embalagens.
“Numa noite de grande animação, os vimaranenses aderiram em massa à realização desta campanha, sublinhando a importância da reciclagem e afirmando a sua vontade em contribuírem para uma cidade mais limpa”, afirmou a autarquia vimaranense.
Esta ação foi inserida nas comemorações da Semana Europeia de Prevenção dos Resíduos, que decorreu em Guimarães entre 21 e 29 de novembro.
Inserida nesta semana temática será ainda inaugurada ao final da tarde da próxima sexta-feira, uma Árvore de Natal construída com recurso a materiais reciclados, que iluminará Guimarães alertando para a relevância das pessoas continuarem a contribuir para o aumento da taxa de reciclagem. O pinheiro, amigo do ambiente, ficará instalado no Largo Cónego José Maria Gomes, em frente ao edifício da Câmara Municipal.