A campanha da CDU vai passar por 12 dos 18 distritos de Portugal continental, com particular enfoque em Lisboa e Setúbal, e uma média de três ações por dia, entre comícios, desfiles e contactos com a população. Braga terá direito a dois dias de campanha.
De acordo com o plano de campanha divulgado pela coligação integrada pelo PCP e o PEV, a CDU irá ter ações em Lisboa ou Setúbal em seis dos 13 dias do período oficial de campanha.
Estes são precisamente os dois círculos eleitorais onde a CDU conseguiu obter os seus melhores resultados nas últimas eleições legislativas: em Lisboa, obteve quase 50 mil votos, elegendo dois deputados, e, em Setúbal, foi a quarta força política mais bem classificada, com perto de 39 mil votos e um mandato.
Fora estes dois círculos eleitorais, a CDU vai também marcar forte presença no distrito do Porto (onde elegeu o último de quatro deputados), com três dias de campanha com ações no distrito, e outros dois em Beja, Santarém e Braga.
A Évora, onde a CDU tinha sempre conseguido eleger deputados até às legislativas de 2022, a coligação só irá dedicar uma ação de campanha, tal como a Aveiro, Viseu, Faro, Coimbra e Castelo Branco.
Com uma média de três ações por dia, a caravana da CDU vai desdobrar-se em comícios, contactos com a população e desfiles, iniciando a campanha este domingo com um almoço em Vila Franca de Xira, Lisboa, e uma “marcha do trabalho” no Seixal, em Setúbal.
Na segunda-feira de manhã, passará para Coruche, em Santarém, antes de regressar ao distrito de Setúbal, para um jantar em Sines, subindo depois para o norte do Rio Tejo, com ações na Covilhã e em Viseu.
No resto da primeira semana de campanha, a caravana da CDU vai passar pelos círculos eleitorais de Castelo Branco e Viseu, antes de chegar, na quarta-feira, ao Porto, para, depois, voltar a rumar ao sul, com paragens em Beja, Faro e terminar a sexta-feira em Évora.
No primeiro fim de semana de campanha, a coligação vai estar, no sábado, em Braga e no Porto e, no domingo, regressa a Lisboa, onde prevê-se que haja um dos grandes momentos da campanha da CDU, com um desfile e comício na capital.
Na segunda semana, a comitiva da CDU vai sobretudo concentrar-se em Lisboa e Setúbal, apesar de também ter previstas deslocações a Santarém, Coimbra e Beja, antes de ‘fechar’ a campanha com um desfile no Porto e um comício em Braga.
Nas últimas eleições legislativas, a CDU obteve o seu pior resultado da história, com 3,17% dos votos e a eleição de quatro deputados.
Para estas legislativas, o secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, já disse que o objetivo da coligação é crescer em número de votos e deputados, mas não quis fixar qualquer meta eleitoral, salientando que os atuais quatro representantes são insuficientes para “combater a política de direita”.