A Comissão de Proteção ao Idoso, Associação Regional do Norte, com sede em Braga, organiza, pela quinta vez, uma campanha de sensibilização contra a violência sobre as pessoas idosas, intitulada “O Silêncio tem Voz”e que envolve 124 agrupamentos de escolas e 20.873 alunos.
O seu responsável, Carlos Branco, adiantou hoje que a sessão de abertura oficial da campanha decorre no dia 04 de junho da parte da manhã, na Escola Básica Aver-o-Mar, na Póvoa de Varzim.
Os eventos decorrem na semana de 04 a 15 de junho, integrados no Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa, que se celebra no dia 15. Conta com a participação de escolas do norte do país e com a inclusão desta iniciativa no programa de atividades.
A seguir, no dia 05, pelas 14:25, no Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado – Braga, a campanha “O Silêncio tem Voz”, será apresentada numa perspetiva de intergeracionalidade, com a presença dos idosos do Centro Social e Paroquial de Mire de Tibães que participam, juntamente com os alunos, num ‘workshop’ criativo de pintura, visitando, ainda, a horta biológica da Escola. No final realizar-se-á um convívio intergeracional onde o tema da campanha será debatido.
A Comissão de Proteção ao Idoso é uma associação que se dedica à defesa e promoção dos direitos das pessoas idosas, desde 2013.
A campanha conta com o apoio do Grupo Jerónimo Martins.