Seguir o O MINHO

Aqui Perto

Camionistas em greve na Galiza contra aumento dos combustíveis (e há incidentes)

Aqui perto

em

A greve convocada por uma federação patronal de transportes em Espanha está a gerar vários incidentes na Galiza.
Num vídeo partilhado nas redes sociais, pode ver-se um piquete de grevistas a tentar parar um camião na zona de Porriño.

Segundo o jornal Faro de Vigo, nas primeiras horas da greve registaram-se vários incidentes na Galiza, com destaque para a sabotagem de um camião que tentava atravessar para Portugal. Três carros e uma carrinha tentaram impedi-lo de passar e depois cortaram os tubos de ar, fazendo com que parasse.

Segundo a imprensa galega, Lugo é onde os grevistas se mostram mais ativos, com cortes de trânsito e ‘confisco’ de chaves aos caminhoneiros pelos piquetes.

A greve foi ​​convocada pela Plataforma Nacional de Defesa do Setor de Transportes, que agrega pequenos trabalhadores autónomos, mas não tem o apoio da maioria das empresas do setor.

A adesão à greve, segundo os promotores, ronda os 90%.

A Tradime, uma das federações de transportadoras da Galiza, disse ao La Voz de Galicia que não apoia a greve, mas que promoveu “uma paragem temporária de atividade” devido ao elevado preço do gasóleo.

“Paramos porque o preço do gasóleo levou a uma situação excepcional. Estamos a falar de um aumento de 60 cêntimos em 15 dias. É uma situação insustentável”, disse uma fonte daquela organização..

A mesma fonte salientou ainda que alguns dos seus clientes tomaram a decisão de “parar temporariamente” a sua actividade, o que também facilita esta “paragem temporária”.

EM FOCO

Populares