Caminhos de São Bento da Porta Aberta com sinalização renovada

Comunidade Intermunicipal do Cávado
Foto: CIM Cávado

A Comunidade Intermunicipal CIM) do Cávado entregou, esta semana, aos municípios que a integram – Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde – a nova sinalética dos Caminhos de São Bento da Porta Aberta.

O projeto de valorização e sinalização dos caminhos de São Bento da Porta Aberta, cujo santuário se localiza em Terras de Bouro, partiu de “um desafio lançado” pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga e pela Irmandade de São Bento da Porta Aberta, “para fomentar e promover ‘o caminhar em segurança'” naquela rota de peregrinação.

A CIM Cávado explica que, “atendendo aos vários caminhos de São Bento existentes na NUT III Cávado, foi definida uma rede de Caminhos, constituída por um caminho principal e estrutural que une o território do Cávado, com origem em Esposende até São Bento da Porta Aberta, com cerca de 70 km de extensão, e 3 trajetos variantes, unindo assim os 6 concelhos da NUT III Cávado, num conjunto de aproximadamente 120 km de caminhos identificados”.

Nesse sentido, refere comunicado enviado às redações, “a CIM Cávado formalizou uma candidatura ao programa Interreg España-Portugal (POCTEP), que viu aprovada, a qual permitiu o desenvolvimento de uma imagem de marca do caminho, e várias soluções de sinalética direcional, entre painéis informativos a implementar nos caminhos identificados, assim como a reprodução das várias soluções a implementar nos 6 concelhos”.

Os sinais já foram entregues aos municípios, que deverão avançar brevemente para a colocação dos mesmo no terreno.

Para a CIM Cávado, “esta sinalética permitirá uma leitura comum dos Caminhos de São Bento da Porta Aberta no Cávado e uma melhor orientação estratégica e em segurança aos peregrinos e caminhantes que o percorram”.

Ainda de acordo com a CIM Cávado, “brevemente será disponibilizado um Guia do Caminho que pretende ser um elemento de apoio ao peregrino e caminhante, dando-lhes orientação geográfica, informação sobre pontos de interesse e de apoio, e na interpretação do património religioso e cultural ao longo da rede definida, sendo ainda um elemento de promoção do Caminho de São Bento e para o território do Cávado”.

O guia e a nova sinalização, considera a CIM, “permitirão reforçar a segurança do peregrino e do caminhante, promovendo assim a qualidade da caminhada e também a valorização destes caminhos e do território”.

Os Caminhos de peregrinação para São Bento da Porta Aberta têm origem em todo o Minho, com motivação predominantemente religiosa, mas por vezes também lúdica.

O Santuário de São Bento da Porta Aberta, em Terras de Bouro, em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês, é um local de culto com uma forte importância religiosa e turística, recebendo, por ano, mais de 600 mil turistas e peregrinos de várias origens.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados