Caminho português de Santiago inspira 1.ª residência artística em Ponte de Lima

O caminho português até Santiago de Compostela, Galiza, vai dar o mote à primeira residência artística que a Câmara de Ponte de Lima vai promover, em dezembro, para dinamizar a música medieval, anunciou esta quarta-feira aquela autarquia.

Em comunicado, o município do distrito de Viana do Castelo explica que a iniciativa, que vai decorrer entre 19 e 22 de dezembro, “reunirá 11 músicos e musicologistas profissionais, oriundos de diversos países, sob direção artística de Maurício Molina da City University of New York e sob direção geral de Daniela Tomaz do Ensemble Med.

Os músicos utilizarão instrumentos do período, trabalharão com a afinação medieval apropriada e cantarão em linha com as orientações da pronunciação deste período“, especifica o município.

A primeira residência artística dedicada à música medieval vai terminar dia 22 de dezembro, às 21:30, com a estreia de um concerto na Igreja Matriz de Ponte de Lima.

Segundo aquela autarquia, trata-se de “um projeto artístico pioneiro em Portugal, que procura impulsionar o meio artístico nacional, em parceria com o meio artístico internacional”.

Tem ainda como objetivos, segundo o município, “a dinamização do património intangível constituído pelas fontes musicais medievais e do património tangível que, neste caso, é o cenário da Igreja Matriz de Ponte de Lima, de raiz românica”.

Intitulada I Encontro de Música Medieval “Caminho Português de Santiago”, a residência artística terá uma periodicidade anual, para dinamizar aquele estilo musical.

O tema escolhido para a primeira edição – “Na Rota do Peregrino” – pretende “associar o município de Ponte de Lima ao estudo e reconstrução das canções e danças interpretadas pelos peregrinos no período medieval, que constituíam uma importante fonte de atividade musical entre os séculos XI e XIV, numa celebração das rotas de peregrinação europeias, desde Jerusalém, Roma, Conques, Salas, Limoges, Montserrat, Canterbury e particularmente Santiago de Compostela, da qual Ponte de Lima sempre fez parte”.

O I Encontro de Música Medieval de Ponte de Lima “Caminho Português de Santiago” é promovido pela Câmara de Ponte de Lima, em parceria com O Corvo e a Raposa – Associação Cultural, com produção do Teatro Diogo Bernardes e apoiado pela Direção Regional de Cultura do Norte e pelo Conselho Paroquial de Ponte de Lima para os Assuntos Económicos.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Jogador do Moreirense falha regresso a Portugal devido a ameaça de bomba na Geórgia

Próximo Artigo

Secretário de Estado João Costa fala na UMinho sobre sucesso escolar

Artigos Relacionados
x