Seguir o O MINHO

Região

Caminho de Santiago: Dormir duas noites no mesmo albergue poderá ser opção

Encontro de Hospitaleiros e Hospitaleiras do Camiño Portugués de Santiago

em

Foto: Divulgação

Os peregrinos do Caminho Português de Santiago podem vir a ter uma nova opção no alojamento, que lhes permitiria dormir duas noites no mesmo albergue.

A medida foi proposta esta segunda-feira durante o XVIII Encontro de Hospitaleiros e Hospitaleiras do Camiño Portugués de Santiago, que decorreu em Pontevedra e contou com hostelistas portugueses e espanhóis e também donos de albergues privados.

Os responsáveis pelas questões logísticas dos albergues sugeriram esta nova medida de forma a facilitar aos peregrinos a opção de conhecer melhor o local onde, habitualmente, passam apenas uma noite.

Citado pelo jornal espanhol Faro de Vigo, o presidente da Associação de Amigos do Caminho Português de Santiago, Celstino Lores, explicou que esta medida possibilita aos peregrinos uma potenciação do turismo nas localidades que atravessam rumo a Compostela.

O porta-voz dos hospitaleiros [voluntários que ajudam na logística nos albergues] salientou que esta nova medida “não pode desvirtuar o sentido do Caminho, para que os peregrinos permaneçam peregrinos e que tudo não se reduza a uma questão turística, que também está bem, mas não faz parte da essência do Caminho”.

Populares