No domingo vai realizar-se uma caminhada no recentemente inaugurado Trilho da Cascata do Fojo, em Lara, Monção, cujas receitas reverterão a favor do povo ucraniano. A partida está marcada para as 14:30 e a inscrição custa cinco euros.
A Caminhada Solidária pelo Povo Ucraniano é uma organização da Fundação João Pinto Monteiro e da Junta de Freguesia de Lara, em colaboração com o Município de Monção.
A inscrição, de cinco euros, dá direito a uma garrafa de água e uma peça de fruta. Deve ser efetuada até ao dia 21 de abril, quinta-feira.
O valor angariado reverterá, na totalidade, para apoiar a população ucraniana, cujo país está a ser alvo, desde 24 de fevereiro, de uma invasão por parte da Rússia.
O Trilho da Cascata do Fojo tem como pano de fundo várias plantações de vinho Alvarinho, alinhadas na paisagem e no aroma, desde o alto do Monte da Cotorinha, e locais de interesse patrimonial como o Penedo da Toca do Coelho, o Penedo do Sapo, a Casa da Macaca e tanques de lavar comunitários
Ao longo das margens do ribeiro, podem-se apreciar alguns moinhos que lembram vivências de outros tempos e “conduzem” a aldeia de Lara, envolta no verde do pinheiral, por “cenários” de grande tranquilidade e apaziguamento, incutindo-lhe “planos” ancestrais fascinantes e apaixonantes.
E, no fundo do vale, o ribeiro transforma-se numa cascata, chamada Fojo, cravada entre duas paredes, formando um pequeno desfiladeiro, potenciador de extraordinários momentos de descanso e contacto com a natureza.
Como chegar
Partindo da sede do concelho, segue-se pela EN101, em direção a Valença. Percorridos 6,2 quilómetros, vira-se à esquerda pela Estrada do Carvalhal e, pouco mais de um quilómetro à frente, chega-se ao Lugar do Forno. Junto a uma lagoa, denominada Poça do Rio, encontra-se o painel informativo com o inicio do Trilho da Cascata do Fojo.