Caminhar com os pescadores de lampreia nas margens do rio Minho em Melgaço

Foto: DR / Arquivo

A Câmara Municipal de Melgaço vai promover uma caminhada, em 13 de abril, com os pescadores das Pesqueiras do rio Minho.

Durante o percurso de quilómetros, os participantes terão a oportunidade de ouvir histórias reais, assistir a uma simulação da pesca da lampreia e conhecer mais sobre esta arte ancestral.

A participação é gratuita, mas carece de inscrição, até 08 de abril – 967 130 029 ou [email protected], ou do formulário.

O programa tem início pelas 10:00, junto ao acesso de Alvaredo (localização), com partida junto ao Rio Minho, onde se dará início à caminhada.

Em comunicado, a autarquia explica que ao longo do percurso, os pescadores serão os guias que irão contar histórias e curiosidades sobre a arte da pesca artesanal e das construções milenares existentes nas duas margens do rio Minho, bem como explicar o processo de desenvolvimento das redes de pesca, simulando a pesca da lampreia.

Após a caminhada, há ‘showcooking’ sobre o amanho da lampreia e a confeção do arroz de lampreia. A ação decorrerá pelas 12:00, na Quinta de Soalheiro, e tem um limite de 25 participantes. Inscrições gratuitas, mas obrigatórias, através dos contactos 967130029 ou [email protected], ou do formulário.

Estas ações acontecem integradas na iniciativa “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência” que acontece até dia 15 de abril, promovida pela Adriminho e pelos seis municípios do Vale do Minho – Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira.

Programa disponível aqui.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Campeões do SC Braga recebidos na Câmara

Próximo Artigo

Cinco lusos apuram–se para as meias–finais de trampolim individual dos Europeus em Guimarães

Artigos Relacionados
x