Alto Minho
Caminha: Manuela Castro Martins expõe no Museu de Arte Contemporânea de Vidro em Espanha
Inaugura no dia 24 de março
A artista portuguesa Manuela Castro Martins, que tem estúdio em Caminha, vai inaugurar a 24 de março uma exposição que percorre dez anos do seu trabalho no Museu de Arte Contemporânea de Vidro de Alcorcón (MAVA), cidade na região de Madrid, em Espanha.
Intitulada “Coração Selvagem”, a exposição ficará patente naquele museu de Alcorcón até 25 de junho, reunindo uma seleção de 17 obras criadas entre 2013 e a atualidade, segundo o museu.
As peças, estarão, por sua vez, distribuídas pelas séries “Rosáceas”, inspiradas nas roseiras da arquitetura gótica, com seis obras “feitas em fusão com vidro de cores vivas, frágeis e belas, como rendas”, indica a informação na página digital do MAVA.
Outra série intitula-se “Jarros impossíveis”, feitos com uma trama metálica e fragmentos de vidro amarrados, criando “objetos que fazem lembrar jarros que perderam a sua função principal como recipientes”, como se fossem “jarros falhados ou impossíveis”.
“Não me toques”, uma série de obras trabalhadas em metal e vidro, “agressivas e hostis ao toque, mas com grande poder plástico”, descreve ainda.
A peça de 2016 “Wild at Heart” (“Coração Selvagem”) dá o título à mostra da artista nascida em Alcobaça e criada no Douro, tendo estudado e exercido advocacia no Porto, enquanto se dedicava aos seus empreendimentos artísticos.
A partir de 2001, Castro Martins decidiu concentrar-se exclusivamente na paixão pelo vidro, e as suas obras têm sido apresentadas em Portugal, e também em galerias e museus nos Estados Unidos, Dinamarca, França e Alemanha.
A artista tem o seu estúdio em Caminha.
Inaugurado em 1997 por iniciativa do escultor Javier Gómez, o MAVA é um museu de arte contemporânea com obras feitas com vidro por artistas de todo o mundo.
A sua coleção é composta por mais de 200 obras em técnicas diversas de vidro fundido, vidro plano, vidro soprado, entre outras.
-
GuimarãesHá 1 dia
Empresa de calçado não consegue comprar terreno em Guimarães para investimento de 10 milhões
-
BragaHá 1 dia
Quatro empresas do distrito de Braga já aplicam a semana de quatro dias
-
RegiãoHá 1 dia
Fraude de 2,5 milhões começou em Viana e chegou a Esposende e Barcelos. Vai ser julgada em Braga
-
RegiãoHá 10 horas
‘Bomba’ da Galp em Braga começava nos 80 cêntimos e a do Intermarché Guimarães não reduzia imposto