Os jovens do concelho de Caminha, com idades entre os 12 e os 29 anos, já podem aderir ao Cartão Jovem Municipal, foi hoje anunciado.
- Anúncio -
Em comunicado enviado a O MINHO, a autarquia explica que este cartão tem benefícios como permitir aos jovens usufruírem de todas as vantagens previstas no Cartão Jovem Europeu- EYC, reduções em produtos e serviços prestados pela autarquia, assim como ao nível do comércio e serviços locais.
“No âmbito das políticas municipais para a juventude, o Município de Caminha está a implementar o Cartão Jovem Municipal, atribuindo aos jovens inúmeras vantagens, com o objetivo de lhes proporcionar melhores condições de vida, facilitando a sua fixação e vivência no Município”, refere o comunicado.
A implementação deste projeto, sublinha a autarquia, visa também ser “um veículo de informação, divulgação e promoção dos vários serviços do concelho e do comércio tradicional local, para além de pretender reforçar a motivação e participação dos jovens nas atividades de cariz social, recreativo, cultural e desportivo”.
Por isso, a Câmara desafia “os comerciantes, empresários e serviços locais a associarem-se à iniciativa, como forma de apoiar a Juventude e fomentar, também, o comércio do concelho”.
No que concerne às vantagens atribuídas pelo Município de Caminha, a autarquia desta a redução de 15% no acesso a eventos desportivos e culturais promovidos, em exclusivo, pelo Município de Caminha; a redução de 10% no acesso às Piscinas Municipais, Ferryboat, Torre do Relógio e outros equipamentos da responsabilidade do Município; a redução de 30% nas licenças de construção, comunicações prévias destinadas à construção e licenças de utilização, desde que o respetivo processo de licenciamento esteja em nome do titular do CJMC, maior de idade, e se destine a habitação permanente deste e, ainda, a redução de 30% nas taxas de ocupação da via pública e de publicidade, desde que o processo seja instruído em nome do titular do CMCJ, maior de idade.
Os primeiros 500 aderentes receberão gratuitamente o respetivo Cartão Jovem Municipal.
Os pedidos subsequentes terão acesso a um código para usar na plataforma do cartão jovem, o que lhes permitirá obter um desconto de 30% sobre o preço final do cartão (10 euros), que passará a ter um custo de 7 euros, pagos à Movijobem.
Para aderir, os jovens interessados deverão preencher o formulário de inscrição e apresentar: documentação de identificação civil e fiscal e prova de residência ou cartão de estudante válido. No caso do requerente ser menor de 18 anos, o requerimento deverá ser assinado pelo respetivo encarregado de educação.