Seguir o O MINHO

Alto Minho

Caminha disponibiliza testes gratuitos a utentes de lares de idosos

Covid-19

em

Foto: DR / Arquivo

A Câmara Municipal de Caminha avançou, hoje, ter contratualizado com um laboratório do distrito de Viana do Castelo, a realização de testes à covid-19 a idosos institucionalizados, caso sejam referenciados pela Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) respetiva.


Em nota enviada à imprensa, a autarquia presidida pelo socialista Miguel Alves acrescentou que o município “prontificou-se a assegurar e pagar a realização de testes em pessoas que sejam identificadas por cada uma das instituições”.

A medida “aplica-se a partir de agora e dirige-se a todos os utentes do Centro de Bem Estar Social de Seixas, Casa de Repouso da Confraria do Bom Jesus dos Marantes de Caminha, Lar de Santa Rita da Santa Casa da Misericórdia de Caminha em Vila Praia de Âncora e Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora”.

A coordenação da rede será feita através da vereadora da Ação Social, Liliana Ribeiro.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais 480 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 22.000.

Em Portugal, registaram-se 60 mortes, mais 17 do que na véspera (+39,5%), e 3.544 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 549 novos casos em relação a quarta-feira (+18,3%).

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

Anúncio

Alto Minho

Incêndio consome floresta em Ponte de Lima

Em Fornelos

em

Foto: David Raul / O MINHO

Um incêndio está a consumir uma zona considerável de floresta na freguesia de Fornelos, em Ponte de Lima, disse a O MINHO fonte do CDOS de Viana do Castelo.

O alerta foi dado cerca das 21:00 horas mobilizando várias corporações do distrito.

Foto: David Raúl / O MINHO

No local estão os Bombeiros de Ponte de Lima, Bombeiros de Viana do Castelo e Bombeiros de Paredes de Coura.

Pelas 21:45, o incêndio ainda se encontra ativo, mas não há registo de que possa estar a ameaçar habitações.

No total estão no combate às chamas 38 bombeiros apoiados por dez viaturas.

Face a já ser noite, o helicóptero não está no teatro de operações.

(em atualização)

Continuar a ler

Alto Minho

Covid-19: Ponte da Barca com dois casos ativos, zero óbitos e dez recuperados

Covid-19

em

Foto: Divulgação / CM Ponte da Barca

O concelho de Ponte da Barca, um dos menos afetados pela pandemia de covid-19 em toda a região do Minho, conta atualmente com dois casos ativos da doença, apurou O MINHO junto de fonte local da saúde.

Estes dois casos são trabalhadores estrangeiros que se encontravam no concelho para proceder a trabalhos sazonais de agricultura. Outros dois trabalhadores também estiveram infetados, mas já recuperaram. Um deles veio infetado da região de Lisboa e contagiou os outros três.

O MINHO sabe que o possível surto de covid foi imediatamente controlado, atingindo apenas esses quatro trabalhadores.

O total de casos acumulados desde o início da pandemia no concelho é de doze (sendo que apenas oito são habitantes residentes).

Não há registo de óbitos por covid-19 em Ponte da Barca.

O relatório diário da Direção-Geral da Saúde desta terça-feira, que voltou a divulgar os dados por concelho, indica onze casos acumulados, menos um do que o número apurado por O MINHO.

Covid-19: Mais 6 mortos, 233 infetados e 485 recuperados no país

Portugal regista hoje mais 6 óbitos por covid-19, em relação a segunda-feira, e mais 233 casos de infeção confirmados, 143 dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim epidemiológico diário, o total de óbitos por covid-19 desde o início da pandemia é agora de 1.668 e o total de casos confirmados é de 47.051.

Há 31.550 casos recuperados, mais 485.

Continuar a ler

Alto Minho

Queda de árvore condiciona estrada nacional em Ponte de Lima

EN 201

em

Foto: Jacinta Araújo no grupo de Facebook "Operação Stop - Viana do Castelo"

A queda de uma árvore está a condicionar o trânsito na Estrada Nacional 201, em Arcozelo, Ponte de Lima, disse a O MINHO fonte do CDOS de Viana do Castelo.

Para o local foi acionada uma equipa dos Bombeiros de Ponte de Lima que irá proceder à remoção e corte do arboredo que se encontra a impedir parcialmente a passagem de viaturas.

A mesma fonte indicou, no entanto, que a estrada “não está cortada” ao trânsito.

O alerta foi dado cerca das 20:15 horas desta terça-feira.

Continuar a ler

Populares