Seguir o O MINHO

Alto Minho

Caminha: Cortada estrada entre a A28 e São João de Arga

em

A estrada entre a A28 e São João de Arga foi cortada nos dois sentidos a cinco quilómetros da aldeia, concelho de Caminha, devido ao aumento da intensidade das chamas que já lavram em paralelo à via.

Segundo José Guilherme, segundo comandante de Santarém responsável máximo pelo combate ao fogo, o avanço das chamas do incêndio, que começou no sábado em Vila Nova de Cerveira, juntificou o corte da via desde as 18:45 devido ao perigo da circulação.

O operacional disse ainda que “para já” não haver perigo para as populações de São João de Arga.

A aldeia situa-se no vale da Serra da Arga é habitada por 60 pessoas e tem 50 casas.

O centro de comando da proteção civil foi colocado na junta de freguesia de Arga.

A meio da tarde o segundo comandante distrital de Santarém tinha dito que o fogo, com uma frente de cerca de dez quilómetros de extensão, tinha acabado de passar o rio Coura e que se dirigia para a freguesia de Arga de Baixo (Caminha).

Segundo José Guilherme, o trabalho dos bombeiros tem sido “muito dificultado” por “vários condicionantes”, destacando “a falta de acessos, de ordenamento do território, da orografia do terreno, dos ventos que se fazem sentir na serra e das elevadas temperaturas e baixa humidade”.

Segundo a informação disponível na página na internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil às 19:00, o combate às chamas neste incêndio mobilizava 117 bombeiros, apoiados por 35 viaturas e dois meios aéreos.

Populares