O concelho de Caminha lidera a edição de 2024 do Índice Imobiliário Internacional do Real Estate Trend Alert (RETA), sendo considerado o melhor para investir no mercado imobiliário a nível europeu e o segundo melhor em todo o mundo, apenas superado por Los Cabos, no Mexico.
Segundo os autores do ranking, que deram nota 10 à localidade, Caminha é “praticamente desconhecida”, mas obteve a melhor classificação de toda a costa nacional.
De acordo com a ZAP.aeiou, “o exame detalhado vai além das análises de mercado convencionais que se baseiam apenas em dados macroeconómicos. O índice é produto de uma extensa pesquisa no próprio terreno, com cada destino a ser avaliado pessoalmente pelos membros da RETA”.
Diz a mesma rádio que “o membro que visitou Caminha, a cerca de uma hora do Porto e separada de Espanha por um rio, diz ter visto cascas de edifícios vazias e à espera que alguém as devolvesse à vida”.
Já o autor do ranking considera que “Caminha está à beira de um boom”, devendo atrair visitantes mais ricos e proprietários com residências habitualmente instaladas no Norte da Europa ou nos EUA. Mas isso também fará subir os preços.
“Quando a visitei recentemente, encontrei um apartamento de quatro quartos no centro da cidade por apenas 140 mil euros. Por 395 mil euros, havia uma grande casa de 3.200 metros quadrados com vista para o rio e para Espanha”, lê-se no relatório citado pela ZAP.