Um camião que transportava cerca de 10 mil pombos ‘atletas’ que pertencem a elementos da Associação Columbófila do Distrito de Braga sofreu um violento despiste durante esta madrugada, na Autoestrada n.2, em Marateca.
- Anúncio -
A viatura, que partiu da sede do grupo, em Famalicão, terá tombado num valado lateral da autoestrada provocando ferimentos aos dois ocupantes e matando cerca de mil pombos. O camião ficou em bastante mau estado, desconhecendo-se ainda os motivos que levaram ao despiste.
Fonte da Associação disse a O MINHO que “cerca de 90% dos pombos sobreviveram” e os que ‘escaparam’ a voar já regressaram às suas ‘casa’, no distrito de Braga. Entretanto, o balanço final, anunciado esta segunda-feira, revelou um número inferior: 98 mortos e vários feridos.
Indicou também que os dois motoristas foram transportados para unidades hospitalares de Lisboa e Vale do Tejo, e que um se encontra em estado grave, embora “livre de perigo”.
O camião seguia em direção a Ferreira do Alentejo, onde decorre uma prova nacional da modalidade, devidamente autorizado pela DGS, apesar da pandemia.
O acidente está a marcar os filiados da associação, cerca de 300, pois muitos perderam pombos atletas que podem chegar a custar milhares de euros no mercado nacional (e milhões no internacional).
Notícia atualizada às 14h50 (29/03) com atualização do número de pombos mortos.