Seguir o O MINHO

Cávado

Camião que transportava madeiras arde na A28 em Esposende

Em Vila Chã

em

Um veículo pesado de mercadorias, carregado com madeiras, ardeu na autoestrada em Vila Chã, concelho de Esposende, disse a O MINHO fonte dos bombeiros.


Pelo que foi possível apurar, o camião seguia na A28, sentido Viana-Esposende, quando a cabine começou a incendiar-se, levando a que o motorista parasse a viatura.

De acordo com fonte dos bombeiros, a cabine do motorista ardeu por completo, assim como “a parte da frente da carga”.

A restante madeira, que seguia na parte traseira, foi salva após isolamento térmico dos bombeiros.

No local estiveram os Bombeiros de Esposende com sete operacionais apoiados por um veículo tático e um veículo urbano de combate a incêndios.

O trânsito esteve condicionado numa das faixas de rodagem no sentido Viana-Esposende até perto das 13:00 horas, para trabalhos dos bombeiros.

O destacamento de trânsito de Viana do Castelo da GNR registou a ocorrência.

O alerta foi dado às 07:45.

Anúncio

Cávado

Esposende ligou iluminação de Natal incentivando ao consumo no comércio tradicional

Covid-19

em

Foto: Divulgação / CM Esposende

O Município de Esposende ligou hoje a iluminação de Natal com o anúncio de alargamento do conjunto de medidas já em vigor no concelho e prepara-se para lançar uma campanha de estímulo ao consumo no comércio e restaurantes locais, foi hoje anunciado.

Do conjunto de medidas de apoio mantêm-se os incentivos fiscais e isenções municipais, nomeadamente, a isenção total do pagamento da Derrama a todas as empresas do concelho, isenção total das taxas de instalação de esplanada, isenção total das taxas de publicidade, isenção total das taxas de ocupação de espaço público e isenção total das taxas de comunicação de instalação de estabelecimentos comerciais.

É intenção do Município manter estas isenções, pelo menos, até ao final do ano de 2021.

A todos estes incentivos junta-se, ainda, a aplicação da taxa mínima do IMI, de forma a apoiar transversalmente todas as famílias que residam no concelho.

“Paralelamente a toda esta ajuda direta, o Município de Esposende, através da START Esposende, continuará a prestar apoio aos empresários, facultando informação sobre os apoios financeiros disponibilizados pelo Governo e/ou Fundos Comunitários”, refere a autarquia em comunicado enviado à imprensa.

Estão preparadas também várias iniciativas de apoio ao comércio tradicional, estando, a título de exemplo, contemplada uma arrojada campanha de estímulo ao consumo.

“Em parceria com a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE), o Município lança o vídeo promocional da campanha, ao mesmo tempo que dissemina, de forma física e digital, a mensagem de apelo ao consumo Este Natal o Comércio tradicional espera por si. Esta campanha integra também a instalação da tradicional iluminação de Natal, como apoio à atividade económica durante esta quadra festiva”, realça a mesma nota.

Estão previstas iniciativas dirigidas especificamente ao apoio dos estabelecimentos comerciais, como a realização de um sorteio de Natal, onde as compras superiores a 20 euros, no comércio tradicional, habilitarão os clientes a prémios em vales de compras no valor de 5.000 euros.

Todos os prémios a sortear são convertidos em vales para descontar exclusivamente nos estabelecimentos aderentes do comércio tradicional do concelho de Esposende, revertendo assim o valor diretamente para os estabelecimentos aderentes.

Outra iniciativa assenta na possibilidade de aquisição, para oferta, de “Vales Presente” no valor de 25, 50 e 100 euros, que poderão ser trocados diretamente nos estabelecimentos aderentes do comércio tradicional de Esposende. Os vales estarão acessíveis na sede da ACICE e em outros pontos de venda assinalados.

Estes “Vales Presente” serão majorados como sinal de reconhecimento pelo consumo no comércio tradicional, valendo no momento da sua utilização nos estabelecimentos, 30, 60 e 120 euros, respetivamente.

Para receber os clientes haverá decoração especial nas montras dos estabelecimentos comerciais que competirão num Concurso de Montras Sustentáveis, dedicadas à Quadra Natalícia e que serão fator de atratividade para adultos e crianças.

No âmbito destes apoios será, ainda, lançado o “Selo de Certificado de Origem dos Produtos de Esposende” que pretende criar uma marca identitária dos produtos com origem no concelho, permitindo a gestão integrada e uma maior capacidade promocional de tudo o que é produzido em Esposende, nomeadamente, produtos endógenos, hortícolas, vinhos, doçaria, entre outros.

Será também lançado um desafio a todos os empresários do concelho, convidando-os a participar ativamente numa corrente de apoio, que se pretende que estimule o consumo no comércio tradicional de Esposende, incluindo os restaurantes.

Continuar a ler

Barcelos

‘Covid-drive’ em Barcelos já fez mais de 1.400 testes

Centro funciona no estádio municipal

em

Foto: Divulgação / CM Barcelos

O ‘covid-drive’ instalado no Estádio Cidade de Barcelos já fez mais de 1.400 testes, desde que começou a funcionar, há duas semanas.

O presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, visitou as instalações do ‘covid-drive’, que resulta de um protocolo ente a ARS-Norte e o laboratório Germano de Sousa e conta com o apoio do município.

Em comunicado, autarquia refere que presta apoio com equipamento técnico e disponibilizando uma área completamente isolada da área desportiva, no Estádio Cidade de Barcelos.

Barcelos somou 955 novos casos numa semana e já registou 22 mortos

O centro de testagens é destinado a utentes com prescrição médica, emitida por entidades de saúde, pública ou privada e também a quem tiver sintomas e quiser ser testado.

Os utentes acedem ao local de carro e, sem saírem das viaturas, é-lhes feita a recolha por técnicos de saúde. Está em funcionamento de segunda-feira a sábado, das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00 e aos domingos, das 10:00 às 16:00.

Ainda, no âmbito das necessidades das autoridades de saúde, o Município disponibilizou um espaço ao ACES Cávado III no edifício da Câmara Municipal para atendimento telefónico das pessoas em vigilância devido à doença Covd-19, permitindo ampliar o número de linhas já instaladas pelas autoridades de saúde e contribuir para um melhor e mais célere atendimento e capacidade de reação.

O concelho de Barcelos, desde o início da pandemia, já registou 22 mortes associadas ao novo coronavírus e, na semana passada, somou novos 955 casos.

Continuar a ler

Cávado

Esposende apoia associações do concelho com 170 mil euros

Política

em

Foto: O MINHO / Arquivo

A câmara de Esposende vai apoiar instituições e coletividades do concelho com perto de 170 mil euros, contemplando apoio diretos e isenção de taxas e pagamento de seguros, foi hoje divulgado.

Em comunicado, aquela autarquia explica que os apoios serão dados aos bombeiros de Fão e de Esposende, à Santa Casa da Misericórdia, ao Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro, ao Centro Social da Juventude Unida de Marinhas, e ao Centro Social da Juventude de Mar.

Além daquelas associações, a autarquia vai, em caso de haver pedidos nesse sentido, isentar de taxas associações religiosas, culturais, desportivas e recreativas, instituições particulares de solidariedade social, escolas e agrupamentos de escolas, desde que legalmente constituídas.

Segundo o texto, a câmara “vai assegurar diretamente” os encargos financeiros referentes aos seguros de acidentes de trabalho, da frota automóvel, de responsabilidade civil de transporte de doentes e das embarcações das associações.

No caso da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esposende, o apoio será de 9.770 euros e à Benemérita Associação dos Bombeiros Voluntários de Fão será de 9.976 euros.

A Santa Casa da Misericórdia de Esposende será contemplada com um apoio no montante de 11.124 euros, “destinados a financiar a requalificação em curso das suas valências e do espaço infantil”, e a Santa Casa da Misericórdia de Fão vai receber 25 mil euros, “destinados à requalificação dos espaços de lavandaria”.

O Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro receberá o apoio financeiro de 10.750 euros, “como comparticipação de 50% da aquisição de uma viatura de nove lugares, para o transporte dos seus utentes”, assim como o Centro Social de Belinho vai receber 13.508 euros, também o referente a 50% do valor de um veículo de nove lugares.

Ao Centro Social da Juventude Unida de Marinhas a autarquia dará um subsídio de 31.871 euros, para a obras de requalificação para acolher a Academia Mente Ativa.

Já o Centro Social da Juventude de Mar irá receber o montante de 57.810 euros, para comparticipar em 50% o valor para aquisição de um autocarro.

Continuar a ler

Populares