Seguir o O MINHO

Barcelos

Câmara reinstalou comerciantes para abrir corredor de segurança para o Hospital

em

A Câmara Municipal de Barcelos realizou esta quinta-feira a reinstalação de cerca de 90 comerciantes no Setor E, no âmbito da reorganização da Feira Semanal de Barcelos, que a autarquia tem vindo a desenvolver.


A mudança de lugar destes comerciantes, onde as malhas predominam como atividade principal, permitiu a libertação de um corredor de acesso à Urgência do Hospital para ambulâncias e veículos em situação de emergência médica, a partir da rotunda da Av. Sidónio Pais no entroncamento com a Rua Dr. José A. P. P. Machado.

Os comerciantes passaram a exercer a sua atividade no quarteirão retangular em frente à Av. Sidónio Pais, criando-se, desta forma, um espaço organizado em termos de disposições de lugares e de passagens para todos.

“O trabalho que nos propusemos está a ser realizado com a colaboração de todos os comerciantes, que têm manifestado uma excelente adesão a esta reorganização”, disse Anabela Real, vereadora responsável pelo pelouro das Feiras e Mercados.

Feira Limpa

Ainda no âmbito da intervenção da Câmara Municipal no espaço da Feira Semanal, teve início no passado dia 18 de janeiro uma campanha de sensibilização ambiental, denominada “Feira Limpa”, em articulação com vários pelouros e serviços, nomeadamente, Feiras e Mercados, Fiscalização, Ambiente e Mobilidade, com o objetivo de alertar para a importância da redução e produção de resíduos e incentivar os feirantes a adotar comportamentos de modo a deixar os seus espaços limpos, depositando os resíduos nos ecopontos e contentores disponibilizados pelo Município, acondicionados segundo a tipologia.

Foi possível, logo nesse dia, obter mais de 30% de acondicionamento de material reciclável relativamente às feiras anteriores; na segunda ação realizada a 25 de janeiro, conseguiu-se obter resultados superiores a 60%; no passado dia 1 de fevereiro o resultado superou os 80% de aproveitamento de material reciclável.

Anúncio

Barcelos

Descarga de ETAR gera polémica. Águas de Barcelos diz que impacto ambiental é “o menor possível”

Rio Cávado

em

Foto: DR

Um vídeo colocado a circular nas redes socais da descarga de efluentes de uma ETAR, em Vila Frescainha S. Pedro, em Barcelos, para o Rio Cávado, está a gerar polémica.

O vídeo, já muito partilhado no Facebook, mostra as águas residuais tratadas a saírem de uma conduta e a ‘pintar’ o rio Cávado de uma cor esbranquiçada.

Questionada por O MINHO, a Águas de Barcelos (AdB), que detém a concessão de água e saneamento no concelho de Barcelos e responsável pela gestão da ETAR, assume que, “infelizmente, o impacto visual da descarga é real, mas o importante é que o impacto ambiental seja o menor possível”.

Vídeo partilhado por Eduardo Araújo no grupo Barca- Associação Amigos do Cávado

“A ETAR tem funcionado normalmente como sempre funcionou. O impacto visual da descarga desde sempre que é significativo, uma vez que por dia são descarregados 20.000m3 de efluente no Rio Cávado. Ou seja por hora são descarregados 830.000 litros de efluente tratado”, explica a AdB na resposta enviada ao nosso jornal.

“Infelizmente, o impacto visual da descarga é real, mas o importante é que o impacto ambiental seja o menor possível. E a AdB tudo faz para que o desempenho desta ETAR seja o melhor possível. A ETAR de Barcelos tem uma forte componente industrial, fruto de uma sociedade de consumo e não podemos negar o impacto que as sociedades modernas têm”, salienta a empresa.

A AdB adianta, ainda, que “na sequência do horizonte de projeto da ETAR estar a ser atingido, a AdB iniciou o Projeto de Remodelação da ETAR de Barcelos que já se encontra na Fase 2 – estudo das alternativas de tratamento”.

“É muito importante que, de facto, a população em geral se envolva neste tipo de projetos, porque as decisões de hoje terão impacto durante 30 anos. Uma ETAR com um tratamento mais avançado tem custos superiores, mas se consideramos que os custos cobrirão os benefícios ambientais de uma decisão deste tipo, será fácil a todos e aos decisores escolherem”, conclui a AdB.

Segundo informação constante da página da AdB, a ETAR de Barcelos tem uma capacidade instalada de 133.250 habitantes-equivalente e trata 92% do volume total de águas residuais recolhidas no Sistema Público, de origem doméstica e industrial, sendo esta última de um conjunto de tinturarias que, após pré-tratamento, enviam o efluente industrial para a rede pública de drenagem de águas residuais.

Continuar a ler

Barcelos

Detido a assaltar café em Barcelos

Crime

em

Foto: O MINHO

Um homem de 45 anos foi detido ao assaltar um café na Avenida João Paulo II, em Barcelos, na madrugada de sábado.

A PSP foi alertada, às 04:55, que um indivíduo encontrava-se a assaltar um estabelecimento de restauração e bebidas.

“De imediato os elementos policiais deslocaram-se para o local, tendo o suspeito sido intercetado e detido quando se encontrava a sair do referido estabelecimento”, refere a PSP, acrescentando que “tinha em sua posse diversas ferramentas que tinha utilizado para se introduzir no interior do estabelecimento”.

O detido foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Barcelos.

Continuar a ler

Barcelos

Violenta colisão corta estrada Famalicão-Póvoa e faz dois feridos

EN 206

em

Foto: José Fischer Cruz no grupo de Facebook "Moina na Estrada"

Duas pessoas sofreram ferimentos na sequência de uma colisão entre duas viaturas ligeiras ao final da tarde desta quinta-feira, na EN 206, que liga Famalicão à Póvoa de Varzim.

O sinistro ocorreu num cruzamento na freguesia de Negreiros, concelho de Barcelos, provocando o corte da estrada.

Para o local acorreram meios dos Bombeiros de Viatodos e da Cruz Vermelha de Macieira de Rates.

Mais pessoas ficaram feridas na sequência do acidente mas recusaram transporte hospitalar.

As vítimas foram transportadas pela ambulância INEM dos Bombeiros de Viatodos e pela ambulância da Cruz Vermelha de Macieira de Rates para o Hospital de Povoa de Varzim.

A GNR registou a ocorrência.

(notícia atualizada às 00h11 com informação de mais uma vítima transportada)

Continuar a ler

Populares