Seguir o O MINHO

Guimarães

Câmara de Guimarães paga Supertaça a 564 idosos e é acusada de “eleitoralista”

em

O executivo de Domingos Bragança, presidente da Câmara de Guimarães, vai pagar viagem e bilhetes a 564 idosos do concelho para assistir ao jogo SL Benfica vs Vitóris SC da Supertaça de futebol. A medida foi aprovada hoje, em reunião de câmara, e já levou o rótulo de “eleitoralista” pelos vereadores de oposição.


“Lamento a falta de critérios evidentes para a concretização desta atividade de apoio ao envelhecimento ativo”, disse Ricardo Araújo, do PSD.

Já José Torcato Ribeiro, da CDU, qualificou a medida como pouco tradicional. “Não há tradição nesta atividade que se apresenta como uma exceção”, disse aos jornalistas no final da reunião de câmara presidida por Amadeu Portilha que refutou as acusações vindas da oposição.

“A campanha autárquica só começa a 15 de setembro. A medida foi trabalhada com o Vitória SC dada a existência de bilhetes para a Supertaça”, frisou, acrescentando que a atividade vai custar cerca de 14 mil euros.

 

Anúncio

Guimarães

Jovem de 17 anos molestada sexualmente na via pública em Guimarães

Assédio sexual

em

Foto: DR

Uma jovem mulher de 17 anos alega ter sido molestada na via pública, em Guimarães, na tarde de ontem, segunda-feira.

De acordo com o Guimarães Digital, do Grupo Santiago, a vítima diz ter sido molestada sexualmente no centro da cidade, por volta das 15 horas.

O homem, desconhecido, terá encetado fuga depois do ataque sexual.

A jovem apresentou queixa na esquadra da PSP de Guimarães, que está a investigar a ocorrência.

Continuar a ler

Guimarães

Guimarães: José Neves doa dois terços da fortuna para causas sociais

Economia

em

Foto: DR

O empresário José Neves, de Guimarães, anunciou hoje que irá doar dois terços da fortuna ao movimento Giving Pledge, fundado por Bill Gates e Warren Buffett, de forma a ajudar as principais causas sociais em todo o mundo.

De acordo com o jornal Público, o CEO da Farfetch é o primeiro português a aderir a este movimento.

“Fui aceite pela Giving Pledge, que é a iniciativa de Bill e Melinda Gates e de Warren Buffett para filantropos que prometeram doar mais de 50% da sua fortuna. No meu caso, foi dois terços”, disse esta quarta-feira o empreendedor aos jornalistas, no Porto, antes de apresentar um dos projetos-piloto de uma fundação que criou.

Neves declara que a adesão ao movimento solidário global passa por um “gesto de gratidão” e “um sentimento de dever, de missão”.

“Quando sentimos um dever, sem uma carga moral associada, um dever fazer, porque é o que tem de ser feito, chega o momento de começar a partilhar”, disse, classificando o movimento como “uma rede fantástica”.

O movimento fundado pelo casal Gates reune duas vezes por ano para “ouvir especialistas e trocar ideias” no que toca à filantropia.

Em 2019, a edição portuguesa da revista Forbes classificou o vimaranense como o quarto homem mais rico do país.

O empresário, que também tem residência em Londres e tem a Farfetch como o seu principal ativo, tem uma fortuna estimada em 1010 milhões de euros.

Vimaranense José Neves é o quarto mais rico de Portugal

Segundo a revista, a maioria dos milionários nasceu rico ou herdou uma fortuna. O vimaranense está na categoria dos que construíram a partir do zero.

Na primeira posição estava Maria Fernanda Amorim, com uma fortuna de 4,1 mil milhões de euros. Alexandre Soares e Vítor da Silva Ribeiro completavam o pódio.

Continuar a ler

Guimarães

Guimarães com descontos em 50 atividades e locais no próximo fim de semana

Turismo

em

Foto: Divulgação / CM Guimarães

Sob o tema “Turismo e desenvolvimento rural”, Guimarães assinala o Dia Mundial do Turismo (27 de setembro) durante o próximo fim de semana (26 e 27), contando com um programa com mais de 50 ofertas e descontos.

Entre as diversas ofertas, a cidade conta com a colaboração de Museus, Equipamentos, Termas, Irmandades da Penha e S. Torcato, Laboratório da Paisagem, Empresas de Animação Turística e Alojamentos para realizar os descontos.

O programa contempla visitas ao ar livre como Centro Histórico, Couros, Penha, Citânia, entre outros, e ainda a visita à Basílica de S. Torcato e aos museus com descontos e oferta de vouchers.

É possível ainda ter experiências com descontos na Taipas Termal, Centro de Ciência Viva ou Teleférico. No âmbito da Gastronomia e Enoturismo está previsto a iniciativa “Um dia com…o chef Michelin”, descontos em restaurantes, provas de doces, provas de vinhos e visitas às quintas vinícolas.

Em comunicado, a autarquia diz tratar-se de “um vasto programa que contempla gratuitidades e descontos especiais em atividades, gastronomia e vinhos, experiências e alojamentos.

O programa das iniciativas estará disponível online e na Loja de Turismo.

Continuar a ler

Populares