Câmara de Vieira do Minho contra exploração de lítio no concelho

Autarquia mantém decisão depois de conhecer parecer da Direção Geral de Energia e Geologia

O executivo municipal de Vieira do Minho rejeitou qualquer trabalho de exploração de minerais, nomeadamente, de lítio, no concelho. Uma decisão tomada mesmo sem conhecer um pedido de esclarecimentos pedido à Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) que, entretanto, já foi remetido à autarquia. Em causa está o projeto de prospeção denominado de “Viso”.

Entretanto, a entidade pública já respondeu à autarquia. A DGEG lembra que “o processo em análise trata-se de um pedido de atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de depósitos minerais, e que o mesmo apenas permite ao requerente realizar trabalhos de prospeção e pesquisa”.

A Direção Geral revela ainda que caso se avance para a fase de exploração, “será necessário instruir novo processo administrativo, no qual serão novamente consultados e obtidos pareceres das entidades oficiais”.

E acrescenta que a área que vier a ser explorada “será 1% a 2% da área de prospeção e pesquisa”.

Depois de tornar pública a resposta da DGEG, o Município de Vieira do Minho reiterou o não à exploração de lítio e prometeu “encetar todos os esforços no sentido de preservar os seus recursos, bem como o meio ambiente do concelho”.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados