Câmara de Valença fecha 2024 com saldo positivo de 353 mil euros

22,4 milhões de euros executados
Câmara de valença fecha 2024 com saldo positivo de 353 mil euros
José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara de Valença. Foto: DR

A Câmara de Valença terminou 2024 com um resultado líquido positivo próximo de 353 mil euros e 22,4 milhões de euros executados, “o valor mais elevado de sempre na história do município”, revelou a maioria socialista.

Em 2024, o montante executado representou “um crescimento de 8%” face a 2023 e o Relatório de Gestão e Contas referente ao exercício de 2024 foi aprovado na Assembleia Municipal com uma abstenção, do deputado do Nós Cidadãos, disse hoje à Lusa fonte da autarquia, que é liderada pelo PS.

“O saldo de gerência que transita para 2025 é superior a 1,4 milhões de euros, mantendo a tendência dos últimos anos de se cifrar sempre acima do milhão de euros”, descreve o município em comunicado.

De acordo com os socialistas, “a execução do orçamento da despesa voltou a subir em 2024, atingindo um dos maiores valores absolutos de sempre, superior a 23 milhões de euros”.

A Câmara destaca “o aumento do valor das transferências para as freguesias, que alcançou 1,2 milhões de euros, e o valor próximo de um milhão de euros destinado ao tecido associativo, social, cultural, recreativo e desportivo”.

Por outro lado, refere que “alcançou, em 2024, um superavit de 923 mil euros, atendendo à diferença entre a receita cobrada e a despesa faturada”, para além de “uma poupança corrente de 1,6 milhões de euros para financiar as despesas de capital”.

Sem pagamentos em atraso, a autarquia teve “como prazo médio de pagamentos 19 dias”, sendo que, “nos últimos três anos, o prazo médio de pagamento reduziu em 27 dias”.

“Em suma, o município apresentou contas positivas, com uma aposta estratégica de continuidade da política de impostos baixos, favorável às famílias (IMI nas taxas mínimas permitidas, IMI familiar e devolução do IRS)”, afirma.

A par disso, as taxas e licenças municipais foram “reduzidas para a indústria, o turismo, a construção e a regeneração urbana”, refere, assinalando o “apoio aos estudantes valencianos desde o ensino básico até ao superior”.

Citado no comunicado, o presidente da autarquia, José Manuel Carpinteira, diz que “Valença encerrou 2024 com uma situação financeira sólida, aliada a investimentos que elevam a qualidade de vida dos cidadãos e impulsionam o desenvolvimento do concelho”.

“Estes resultados demonstram que é possível conciliar o rigor orçamental das contas municipais com a execução de investimentos estruturantes e a operacionalização de uma visão estratégica para o futuro, que prioriza o bem-estar das famílias, o apoio ao tecido empresarial e o reforço da coesão social e territorial”, afirma.

Para o autarca, “a execução orçamental recorde, o ‘superavit’ alcançado e a redução consistente dos prazos de pagamento demonstram a eficiência da administração e o compromisso com a transparência e a disciplina financeira”.

O orçamento da Câmara de Valença para 2024 foi de 28 milhões de euros, representando um “aumento de aproximadamente 30%” face a 2023.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Sandra pimenta é a candidata do pan à câmara de famalicão

Sandra Pimenta é a candidata do PAN à Câmara de Famalicão

Próximo Artigo
Tribunal da póvoa de varzim tem cobertura degradada e o de vila do conde mete água

Tribunal da Póvoa de Varzim tem cobertura degradada e o de Vila do Conde mete água

Artigos Relacionados