Seguir o O MINHO

Terras de Bouro

Câmara de Terras de Bouro e Ministério do Ambiente investem 830 mil na Mata da Albergaria no Gerês

Estrada requalificada e entradas disciplinadas.

em

Foto: DR/Arquivo

Requalificar a ligação entre a estrada que vai das Portas do Parque Nacional, pela Mata de Albergaria, até à fronteira da Portela do Homem. É este o objetivo do protocolo que o Ministério do Ambiente e a Câmara de Terras de Bouro assinam dia 26, segunda-feira, às 15:00, no Museu da Geira em São João do Campo. As duas entidades vão investir 830 mil euros na reabilitação da estrada que atravessa a Mata da Albergaria, zona que é reserva mundial da bioesfera, e integra a Geira, a antiga estrada romana que ligava Braga a Astorga, na Galiza.

O presidente do Município, Manuel Tibo disse a O MINHO que “a obra contempla a renovação do piso, e a criação de bolsas de aparcamento, à entrada do caminho florestal, para dissuadir a entrada de automóveis”. Prevê uma “porta”, alusiva à entrada num território de grande valor paisagístico e ambiental.

O acordo com o Instituto de Conservação da Natureza é assinado dia 26 pelo Ministro Matos Fernandes e pela Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza no Museu da Geira Romana, junto às Portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

O projeto para a Zona de Proteção Total da Mata tem duas fases: “Beneficiação do Caminho Florestal Campo/Ponte da Albergaria”, um investimento camarário de 300 mil euros financiado a 50% pelo Fundo Ambiental; e a Reabilitação da Estrada da Fronteira, entre Leonte e Portela do Homem, de 532 mil, financiado a 100% pelo Fundo.

No primeiro troço, o projeto engloba a pavimentação, com calçada à fiada (tom amarelado) da faixa de rodagem e valeta, no lanço inicial, compreendido entre o entroncamento da “estrada da Barragem” e a Guarda, “por forma a criar condições bastantes ao aparcamento nas “bolsas” criadas para o efeito; estabilização definitiva da plataforma, com recurso a calçada, nos traineis mais declivosos (cerca de 5%) bem como das valetas (+/-25%) para drenar as águas pluviais; e, eliminação de depressões/reperfilamento, com recurso à colocação de base em tout-venant – um agregado de brita – e camada superficial de saibro, em cerca de 15% da extensão total”.

A obra passa, ainda, pela reabilitação da plataforma, com recurso à colocação de camada de saibro selecionado (isento de sementes) com 0,10m de espessura, nos troços restantes (80% da extensão); e instalação de rail`s (revestidos com madeira) nos traineis mais desprotegidos, por forma a aumentar a segurança.

No que toca à reabilitação da Estrada da Fronteira – lanço entre Leonte e Portela do Homem, um investimento de 532 mil euros financiado a 100% pelo Fundo Ambiental ele envolve os seguintes aspetos técnicos: repavimentação da estrada da fronteira – lanço Leonte / Portela do Homem; revestimento das valetas / melhoria do escoamento das águas pluviais; requalificação das guardas de segurança – ponte sobre o rio homem e outros pontões; reabilitação da sinalização rodoviária / vertical e horizontal;· construção de “bolsa” de aparcamento automóvel e zonas de permanência – junto ao edifício da Fronteira, por forma a “dissuadir a paragem ao longo da via; e pavimentação do lanço mais declivoso do caminho de acesso aos viveiros da Albergaria”.

Anúncio

Terras de Bouro

Prisão preventiva por violência doméstica após fim de namoro no Gerês

Em Terras de Bouro

em

Foto: DR/Arquivo

O Tribunal de Braga aplicou prisão preventiva a um homem de Terras de Bouro suspeito de perseguir e agredir física e psicologicamente a namorada, por esta ter terminado a relação, anunciou hoje a GNR.

Em comunicado, a GNR refere que o homem, de 49 anos, foi detido na terça-feira, pelo Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) de Braga.

Segundo a GNR, o suspeito “perseguia e agredia física e psicologicamente a sua namorada, de 40 anos, por esta ter terminado uma relação de namoro”.

Na terça-feira, foi cumprido um mandado que culminou na detenção do suspeito.

Presente ao Tribunal de Braga, foi-lhe aplicada prisão preventiva, a mais gravosa das medidas de coação.

Indiciado por violência doméstica, o suspeito foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Braga.

Continuar a ler

Terras de Bouro

Homem fica ferido após despiste de moto 4 na zona do Gerês

Em Carvalheira

em

Foto: O MINHO

Um homem ficou ferido esta segunda-feira após uma queda de moto 4 em Terras de Bouro. O acidente ocorreu quando a vítima seguiu no sentido descendente desde Carvalheira em direção a Chamoim, no lugar de Gradouro, perto das Águas do Fastio, na zona do Gerês.

A vítima não ficou com ferimentos muito graves e foi transportado para o Serviço de Urgência do Hospital Central de Braga.

A vítima recebeu os primeiros socorros logo no local por parte dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro e da equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM baseada no Hospital Central de Braga.

O Posto Territorial da GNR de Terras de Bouro registou o acidente.

Continuar a ler

Terras de Bouro

Quatro jovens estrangeiros perdidos resgatados na Serra do Gerês

Três neozelandeses e um cabo-verdiano

em

Foto: O MINHO

Quatro jovens estrangeiros, três neozelandeses e um cabo-verdiano, foram resgatados pela GNR na madrugada de hoje após se terem desorientado na Serra do Gerês, disse à Lusa a GNR de Braga.

Segundo a fonte, cerca das 22:00 de sábado os jovens – três homens e uma mulher – pediram apoio via telemóvel ao posto territorial da GNR de Terras de Bouro, por se terem afastado da trajetória que seguiam e não conseguirem orientar-se.

Foto: O MINHO

Foto: O MINHO

“O posto informou o CDOS [Comando Distrital de Operações de Socorro] de Braga, que ativou a equipa do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR, que procedeu ao resgate”, disse.

Conforme explicou a fonte do Comando Territorial de Braga da GNR, os jovens enviaram via ‘Whatsapp’ às autoridades as coordenadas GPS do local onde se encontravam, tendo sido localizados pelo GIPS pelas 01:00 de hoje, num local “bastante distante da estrada”.

Os jovens encontravam-se bem e a operação foi dada como finalizada pelas 04:00 da madrugada.

Continuar a ler

Populares