Domingos Bragança, presidente da Câmara, referiu que o projeto da ligação por ‘metrobus’ entre Guimarães e Braga, com posterior ligação à rede ferroviária de Alta Velocidade, será apresentado numa próxima reunião do órgão executivo.
Em comunicado, a autarquia refere que os projetos da infraestrutura física do canal próprio dedicado prevê a possibilidade de evolução para Metro Ligeiro de Superfície.
O anúncio foi efetuado hoje durante a reunião do Executivo Municipal e confirmado mais tarde na habitual conferência de imprensa posterior.
Domingos Bragança fez questão de frisar, e relembrar, que esta é uma solução de mobilidade que não servirá apenas a ligação intraconcelhia, mas que será “estruturante” para o sistema urbano do concelho de Guimarães, servindo as populações ao longo do seu trajeto.
O presidente da Câmara disse ainda que esta obra,” sem paralelo no concelho de Guimarães”, e que está estimada em mais de 300 milhões de euros, permitirá a ligação ao eixo de alta velocidade ferroviário, que ligará o Porto a Vigo, e confirmou o compromisso já obtido do anterior governo e em avaliação positiva pelo atual governo para a sua execução.
“O projeto que vai ser apresentado numa próxima reunião do Executivo Municipal, que teve como suporte um estudo técnico elaborado pelo professor José Mendes, é o projeto que foi negociado com o governo, o anterior e o atual, e é o que tem o seu compromisso. Sendo a solução inicial, e a que tem garantias de financiamento, a de um ‘metrobus’, o canal dedicado será construído de forma a possibilitar, quando for necessário e assim entendido, a sua reconversão para utilização de Metro Ligeiro de Superfície”, frisou o edil, citado em comunicado.